Com a evolução tecnológica se tornando cada vez mais ágil, as tendências relacionadas ao TI se integram para formarem novas soluções que visam a melhoria de processos corporativos e do bem estar da população de uma maneira geral. A criação de dispositivos de acesso portáteis, como o smartphone, o aumento da capacidade de banda larga e a evolução de tecnologias, como a computação em nuvem, contribuem para que cada vez mais pessoas e empresas tenham acesso a soluções inovadoras.
Nesse cenário, cabe ao gestor de TI estar antenado sobre as principais tendências de TI, não para adotar todas que surgirem , mas para que possam extrair o máximo das que forem úteis às demandas da empresa em que trabalha. O futuro da tecnologia para 2022, tem enfoque na inteligência artificial, na segurança digital e redução de impactos das falhas com a antecipação, na adoção de novos modelos de trabalhos impulsionados pela tecnologia e no aprimoramento do atendimento ao cliente.
Quer conhecer quais são as principais tendências de tecnologias para 2022. Neste post apresentamos 5 delas. Confira!
1. Expansão da inteligência artificial
Servindo de base para uma série de outras tecnologias, a inteligência artificial vem se integrando à rotina das empresas, em todos os setores, de diversas maneiras. O IDC indica que os gastos globais com TI passarão dos US$ 464 milhões em 2021, com previsão de crescimento exponencial em 2022.
A tendência é que, até 2023, a tecnologia esteja presente em até um quarto das empresas até 2023. Suas vertentes, como o dachine learning e deep learning também estão tomando papel de protagonista dentro de empresa, para os mais diversos fins, nos quais se destacam a análise de dados e buscar por insights precisos para tornar as tomadas de decisão cada vez mais precisas.
Não para por aí, a inteligência artificial deverá ser utilizada de forma robusta no atendimento ao cliente, pois a junção com o machine learning aprimora a comunicação com os clientes, propiciando uma linguagem cada vez mais próxima da natural.
Enfim, a IA sempre aparece na lista das grandes tendências e sua evolução nos últimos anos mostra que ela veio para ficar e dominar. Cabe aos profissionais e a sociedade avaliar os benefícios e eventuais malefícios que essa grande expansão pode trazer, afinal, a tecnologia deve servir à sociedade, permitindo a superação de barreiras produtivas e econômicas.
2. Uso de chatbots inteligente
Os chatbots começaram simples, projetados com fluxo de informações que seguiam uma linha de acordo com o que o cliente solicitava ou respondia. Hoje esses algoritmos são capazes de simular interações humanas, com a utilização de tecnologias robustas, que permite que os chatbots substituam os atendentes humanos em solicitações recorrentes — o que contribui para a agilização de atendimentos com a redução das filas.
É uma tecnologia cada vez mais acessível e integrável que vem sendo utilizada em solicitações de suporte, nos mais variados setores e no atendimento aos clientes. Uma das vantagens dos chatbots inteligentes, é que eles atendem os clientes na hora em que eles mais precisam, com grande eficiência, ou seja, se as 4 da manhã o cliente tiver um problema, ele pode tentar resolver do o auxílio dessa tecnologia.
Em 2022, a tendência é que os chatbots se consolidem, assim como várias outras tecnologias que estão sendo aprimoradas pelo uso da inteligência artificial, com a capacidade de aprender com dados do machine learning e pela capacidade cada vez maior que as redes sociais dão para que os seus usuários possam fazer negócios diretamente no app, com integração.
3. Massificação do 5G
De acordo com a consultoria IDC, o 5G vai crescer exponencialmente nos próximos anos, sendo que no biênio 2021-2022 vai gerar em torno de US $2,7 bilhões em novos negócios, com destaque para tecnologias como inteligência artificial, realidade aumentada e realidade virtual.
No Brasil a expectativa é que em um primeiro momento a tecnologia se torne mais comum no segmento B2B, oferecendo baixa latência e boa densidade de conexões, eliminando antigas barreiras que atrasam a adoção de certos serviços.
4. Crescimento da nuvem como base da infraestrutura de TI
A computação em nuvem vem se tornando a passos largos a base para uma série de produtos digitais, que atendem as mais diversas demandas. Sua importância foi ampliada durante a pandemia, com o crescimento do trabalho remoto. Além disso, essa tecnologia entrega o caminho mais viável para que as empresas possam ampliar a sua resiliência operacional no setor de TI.
Boa parte das empresas estão apostando em ambientes híbridos, ou seja, utilizando a nuvem em conjunto com a infraestrutura existente, para aumentar a escalabilidade e eficiência na disponibilização de recursos.
A tendência é que nos próximos haja um crescimento dos gastos com plataformas e infraestruturas como serviço — IaaS e PaaS, com destaque para o crescimento das nuvens privadas como serviço (DCaaS).
5. Crescimento do trabalho híbrido
A pandemia do novo coronavírus acelerou o processo que muitas empresas tomariam de forma gradativa que é o de mandar parte da força de trabalho para o home office, ou anywhere office — com o colaborador tendo a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar.
Com a retomada das atividades, graças ao avanço da vacinação, algumas corporações, para reter talentos e aumentar a produtividade, têm apostado no modelo de trabalho híbrido, ou seja, com os colaboradores mesclando o trabalho in loco com expedientes a distância.
A tendência é que esse modelo de trabalho passe a ser fixo e que isso possa contribuir para que a empresa consiga economizar com infraestrutura, ao mesmo tempo que entrega mais qualidade de vida aos colaboradores — sobretudo àqueles que perdem boas horas de seus dias nos deslocamentos para o trabalho.
Como vimos, as tendências de tecnologia para 2022 são evolução de tecnologias que vêm se consolidando nos últimos anos graças a transformação digital e eventos impulsionadores, positivos ou negativos, como foi o caso da pandemia do novo coronavírus. O importante é que os gestores de TI estejam sempre mapeando essas tendências para que a empresa conte sempre com o que há de mais moderno para elevar a produtividade, qualidade e capacidade analítica.
Gostou do post? Então, siga a gente nas redes sociais e receba em primeira mão as nossas novidades. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e LinkedIn.
1 Comentário
Pingback: Conheça 4 ferramentas de produtividade para ajudar sua equipe