O comércio virtual é a base de vários negócios hoje em dia. Muitas empresas vendem exclusivamente pela da internet, seja através de um site próprio ou dos vários marketplaces disponíveis online. E há bons motivos para colocar seus produtos no maior número possível de vitrines virtuais. Porém, quanto mais desses espaços você usa, mais importante é ter uma ferramenta para administrá-los. Essa é a função do hub de integração.
Essa é uma ferramenta muito importante para quem vende online e não é algo exclusivo de grandes lojas. Qualquer comerciante, incluindo microempreendedores, pode extrair valor dessa ferramenta.
Para te ajudar a entender melhor o assunto, vamos explicar mais sobre o que é o hub de integração, sua importância e dar algumas dicas para escolher o melhor para seu negócio. Acompanhe.
O que é um hub de integração?
Trata-se de uma plataforma que você usa para integrar todos os seus marketplaces em uma única interface e ligados ao mesmo banco de dados. Sua função é ajudar na gestão das lojas virtuais, fazendo com que todas extraiam suas informações do mesmo lugar.
Por exemplo, ao invés de ter que modificar o valor de um produto, atualizar um nome ou marcar algum deles como “fora de estoque”, você pode apenas modificar esse dado no seu hub de integração e essa mesma informação será passada para todos os anúncios ao mesmo tempo. Algo que pouca tempo e evita erros.
Por que é importante utilizar um hub de integração?
Assim como várias outras ferramentas de gestão, o hub também contribui bastante com o melhor gerenciamento do seu negócio e de seus produtos. Algumas de suas principais contribuições são:
Administrar múltiplos marketplaces
Como já mencionamos, a principal função dessa ferramenta é colocar vincular todos os anúncios de todas as lojas virtuais que você usa ao mesmo sistema. Dessa forma, você pode administrar mais facilmente cada um deles e evitar que ocorra algum erro como parte do processo.
Além disso, o hub também possui outras funcionalidades que facilitam sua gestão, como o monitoramento das vendas de cada produto em diferentes plataformas, efeito de certos tipos de anúncio, relatório de pedidos, entre outras coisas do tipo. Todas essas informações são adicionadas ao seu banco de dados e serão úteis na hora de planejar e monitorar suas estratégias de vendas.
Minimizar erros de dados
Um problema bem comum de quem tenta administrar múltiplos marketplaces ao mesmo tempo é ter que lidar com os inevitáveis erros e inconsistências. Primeiro, sempre que chegar um produto novo, você terá que anunciá-lo manualmente em todos os sites, o que aumenta as chances de que você cometa algum erro, seja no preço, nas especificações técnicas ou na imagem.
Por outro lado, o hub atua como a base para o conteúdo mostrado em todos esses sites. Assim, sempre que você tiver que modificar uma informação, ela será repassada diretamente para os sites. E, mesmo que ainda haja algum erro, ele pode ser corrigido mais facilmente.
Otimização do processo de venda
Se for bem utilizado, o seu hub de integração também ajuda a melhorar o seu ciclo de vendas. Através dele, você consegue coletar várias informações sobre seus produtos, identificar de onde cada venda saiu e como o público de cada site reagiu a diferentes estratégias de anúncio.
Com todos esses dados à sua disposição, você pode elaborar uma estratégia de vendas mais efetiva. Além de acompanhar os resultados e saber quais decisões e modificações tiveram o efeito desejado.
Como escolher o seu hub de integração?
Claro que, para poder aproveitar ao máximo essa ferramenta, você precisa escolher uma que atenda às suas demandas. Cada opção possui seus prós e contras, sendo importante conhecer as suas necessidades antes de se comprometer com qualquer opção.
Confira aqui algumas dicas para fazer a melhor escolha:
Compatibilidade com os canais que serão usados
O primeiro passo é listar quais serão os marketplaces nos quais você pretende anunciar seus produtos, pois eles serão a base para a maior parte de suas escolhas. Em seguida, você deve conferir quais opções de hub são compatíveis com essas lojas virtuais e de que forma.
Cada opção de software possui melhor compatibilidade com diferentes sites, enquanto apresenta performance inferior com outros. Sendo assim, para poder tornar o processo mais prático, o ideal é priorizar os marketplaces que possuem maior relevância para sua marca e escolher um hub que seja mais compatível. Algo muito importante em uma estratégia omnichannel.
Funcionalidades para os diferentes níveis de gestão
Além do gerenciamento de anúncios, o hub de integração também deve conter outros recursos complementares. Principalmente do tipo que serão usados para fins de gestão dentro do seu negócio.
Por exemplo, existem os relatórios para gestão de vendas e marketing, como o número de produtos comprados, índice de clicks em diferentes anúncios, plataformas que apresentam melhores performance, etc. Todas essas informações são úteis para analisar seu desempenho e determinar uma estratégia de vendas para o futuro.
Estrutura para gestão de vendas online
A funcionalidade básica do hub de integração é justamente integrar todas as suas plataformas de venda online. Sendo assim, antes de avaliar qualquer outro aspecto, você precisa conferir se a ferramenta vai ser suficiente para lidar com esse aspecto.
Ela já contém todos os recursos que você precisa? Possui relatórios e estatísticas sobre as vendas? É compatível com os marketplaces que você pretende usar? É fácil de usar no dia a dia? Requer um servidor web? Tudo isso afeta sua utilidade e deve ser levado em conta.
Relação entre custo e benefício
Por fim, você deve comparar todos esses fatores com o seu investimento e os resultados que pretende obter. Se uma ferramenta tem um custo muito elevado e não gera retorno proporcional, então ela pode acabar reduzindo sua rentabilidade a longo prazo. A ideia é buscar o máximo de benefícios em relação ao investimento inicial ou o preço da assinatura.
O hub de integração é uma ferramenta fundamental para o comércio virtual. E, com essas dicas, você já pode encontrar a opção que traz melhores resultados para suas vendas e para sua gestão.
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