Quem registra um domínio tem ou pretende criar um site para ele, não é mesmo? Porém, nada impede de registrar um domínio, mesmo que você não tenha um site. Nesse cenário, esses domínios ficam estacionados, de forma indefinida, até que o ciclo de renovação se concretize.
Contudo, por que alguém investiria dinheiro na compra de um domínio para não utilizá-lo? Existem vários motivos para isso, que vão desde a proteção de uma marca, até a reserva de um nome que o desenvolvedor achou interessante, mesmo antes de começar a desenvolver o site.
Neste post, vamos entender o que é um domínio estacionado e entender os motivos que levam uma pessoa a registrar um domínio para não utilizá-lo como endereço principal de um site. Confira!
O que é um domínio estacionado?
Um domínio estacionado é aquele que foi registrado, mas não é o domínio principal associado a um site. As empresas de hospedagem oferecem serviços gratuitos de estacionamento de domínio que dão aos proprietários uma flexibilidade considerável na determinação de como seus domínios estacionados serão tratados.
Quando um usuário digita um domínio estacionado, na maioria dos casos, uma das três coisas aparecerá em seu navegador:
- página “Em Construção” informando aos visitantes que o proprietário do domínio ainda não publicou o site associado;
- será redirecionado a uma página web, gerenciada pelo registrador, que apresenta anúncios aos visitantes;
- será redirecionado ao site associado ao domínio principal do proprietário.
Se aparecer uma mensagem de erro é porque o nome de domínio não foi registrado. Portanto, não é considerado um domínio estacionado. Essa é a distinção importante sobre domínios estacionados — alguém os registrou, pagando as taxas necessárias para garantir acesso exclusivo. Isso nos leva a uma pergunta. Por que alguém gostaria de ter um domínio que não está usando? Veremos no próximo tópico!
Por que estacionar um domínio?
Entre os motivos que levam a uma pessoa registrar um domínio para deixar estacionado, podemos destacar, desde a proteção da marca até outros fatores relacionados à gestão de sites. Veja abaixo 4 dos principais motivos.
Proteger a marca
O nome de domínio é parte importante da identidade de uma marca, sendo que, em tempos de transformação digital, muita das vezes o nome de domínio é o nome da marca, pois as empresas ou estão sendo criadas diretamente no mundo digital, ou para atuar nele. Nesse cenário, o estacionamento do domínio é uma excelente estratégia para bloquear terceiros de comprar domínios que levem o nome de sua empresa, com outras extensões.
Por exemplo, se você tem um ecommerce com o endereço “maxgames.com.br”, é prudente que você registre os domínios “maxgames.com”, “maxgames.net” e até “max.games”. Isso impede que oportunistas tentem pegar carona no sucesso de sua loja ou que criminosos tente cometer fraudes se passando por você.
Quanto mais variações de domínios com o nome da sua marca você comprar, menos oportunidades você dará para qualquer tipo de exploração.
Corrigir erros de digitação
Se você for em seu navegador agora e digitar “gogle.com” ou “googl.com”, será redirecionado para a página oficial do Google “google.com”. Dessa maneira, além de ganhar todos os benefícios de proteção à sua marca, como mostramos no tópico anterior, a Google agiliza a navegação do usuário.
Como os teclados dos smartphones são pequenos e digitais, é comum que as pessoas tenham certa dificuldade para digitar, principalmente se estiverem em movimento ou com pressa.
Quando você estaciona domínios pensando nos erros ortográficos que o seu visitante pode cometer e redireciona eles para a página principal, está pensando na experiência dele e isso conta na hora da fidelização.
Por isso, pesquise com o seu público os erros mais comuns que eles cometem na hora de digitar o endereço de seu site ou você mesmo faça uma análise do teclado e veja quais são as teclas mais próximos das letras que forma o nome da sua marca e tenta avaliar os possíveis erros de digitação que podem ser cometidos.
Ganhar tempo extra para o desenvolvimento
Uma excelente razão para estacionar um domínio é ganhar tempo enquanto você está desenvolvendo seu site. Como falamos, muitas empresas já nascem diretamente no digital ou com foco no digital e, a partir do momento em que o empreendedor tem o nome da empresa em mente, não precisa esperar para que o site fique pronto para registrá-lo.
Compre o domínio desejado o mais rápido possível, antes que ele seja registrado por outros e não se esqueça das duas dicas anteriores, registre o máximo de extensões e considere os erros de digitação. Nesse cenário, em muitos dos casos, a empresa de hospedagem lhe dará a opção de exibir uma página com a mensagem “Em construção” ou “Em breve”
Você também pode criar uma homepage simples com as informações sobre a sua empresa e informando que o site completo está em construção. O importante nessa situação é evitar duas coisas:
- tentar monetizar o domínio estacionado, inserindo propagandas ao lado da mensagem “Em construção”;
- ficar com o domínio estacionado por muito tempo, fazendo com que os usuários cansem de esperar e você perca credibilidade.
Não existe um tempo certo para deixar um site em espera, mas é importante ser leal com o seu público e ter bom senso.
Esperar a expiração do domínio
Se você mudou o nome da sua marca e ainda tem o registro do domínio anterior, você pode estacioná-lo de duas maneiras. A primeira, é redirecionando o antigo domínio para o site novo. Isso pode ser interessante no começo, pois muitos dos usuários podem ainda não saber da mudança.
Contudo, não é recomendado que essa manobra seja utilizado por muito tempo, afinal, você quer que os usuários se acostumem com o novo nome, com uma nova identidade visual e conceito.
Nesse cenário, quando você achar que os usuários se acostumaram com o nome novo, o endereço velho pode ir para o modo “Em construção”, só que dessa vez, não há motivos para não monetizar a página, afinal, ela deixará de existir em breve e o nome não estará mais vinculado sua empresa.
Quais são os cuidados que devemos ter ao estacionar domínios?
Independentemente do seu objetivo ao utilizar os domínios estacionados, é importante que você tenha cuidado em relação ao conteúdo do site. Tomem cuidado para não serem penalizado pelos mecanismos de buscas por duplicação de conteúdo.
Opte sempre por redirecionar o usuário para a página oficial, assim que ele acessar uma versão antiga, por exemplo. Há também a possibilidade de indicar o endereço principal diretamente no código utilizando a tag canônica.
Como vimos, os domínios estacionados fazem parte da estratégia de um bom administrador de sites. A ideia de escolher o nome da empresa, registrar apenas um domínio e vinculá-lo ao site, não é a melhor estratégia, já que pode abrir margem para a concorrência e para fraudadores. Esperamos que as nossas dicas ajudem para que você tenha uma nova visão sobre esse tipo de domínio.
Gostou do post? Então, siga a gente nas redes socais e receba em primeira mão as nossas promoções e novidades do blog.