Quem coloca um site no ar, independentemente da finalidade, tem o objetivo de atrair visitantes, não é mesmo? Ele pode ser utilizado como meio de atração de clientes, para vendas on-line, para entreter um público ou para a criação de estratégias de marketing digital completas. Mas a pergunta que não quer calar é: como conseguir audiência em um ambiente digital cada vez mais concorrido? O segredo está na otimização de sites.
Saber o que é um site otimizado é o primeiro passo para que você tenha um caminho a seguir na sua busca por visitantes. Trata-se de um processo que envolve desde o entendimento do público que você quer atingir até as diretrizes dos mecanismos de busca que os seus clientes utilizarão. Parece complicado? Neste post, vamos simplificar um pouco, entendendo o conceito de otimização de sites, como começar a aplicar e os benefícios que gera. Confira!
O que é otimização de sites?
Basicamente, consiste no processo de melhoria da experiência do usuário ao acessar a sua página. Para atingir esse objetivo, você deverá realizar alguns ajustes a fim de reter os usuários e para que eles interajam, seja clicando em algo, comentando, finalizando um compra etc.
No entanto, a otimização não deve ser feita com base em intuição ou de acordo com a vontade do proprietário: existem alguns parâmetros que devem ser seguidos. Isso porque a otimização de sites está diretamente ligada ao conceito de SEO — Search Engine Optimization —, que são estratégias baseadas em algoritmos que melhoram a posição nos rankings dos mecanismos de busca.
Como otimizar o seu site?
Já sabemos o que é otimização de site e que esse conceito está diretamente ligado aos padrões de SEO do Google, que é a principal ferramenta de buscas do mundo. Neste tópico, vamos conhecer algumas das principais ações para fazer essa otimização. Confira!
Faça um diagnóstico sobre o desempenho do seu site
A primeira coisa que você deve fazer é descobrir o que está errado com o seu site e em que nível ele está. Ele demora para carregar? O conteúdo é de qualidade e é direcionado para o público certo? Há alguma penalização por erro na estrutura do site? São algumas perguntas que você pode responder com o auxílio de ferramentas de análise de performance. Entre as principais, destacamos:
- Google Analytics — ferramenta de análise de SEO mais completa e utilizada do mercado;
- WooRank — oferece insights básicos que ajudam as pessoas leigas a otimizarem as páginas;
- Google Search Console — complemento do Google Analytics, tem como foco a pesquisa detalhada de palavras-chave para otimizar o conteúdo do seu site;
- Yoast — ferramenta completa para quem utiliza WordPress, que oferece inúmeras funcionalidades as quais ajudam na otimização de todos os detalhes de uma postagem, palavra-chave, tamanho dos títulos e seções do texto, entre outros.
Crie um site responsivo
Não é necessário encomendarmos uma pesquisa para saber que a maioria das pessoas acessa a internet via smartphone, bastando olhar ao nosso redor. Os notebooks e desktops estão se definindo como ferramentas de trabalho, ou seja, se o seu objetivo é atingir um público amplo, quando for criar ou otimizar o seu site, terá que pensar em “mobile first” — considerando primeiramente os dispositivos móveis.
Um site responsivo torna a navegação mais agradável para quem utiliza um dispositivo móvel, fazendo com que o usuário fique mais tempo na página. Isso aumenta as chances de conversão e oferece pontos no ranking de buscas.
Evite o excesso de arquivos de mídia
Os conteúdos de mídia são excelentes materiais de apoio, além de serem facilmente adaptáveis aos dispositivos móveis e fáceis de consumir. Porém, utilize-os com moderação para não poluir o layout nem deixar seu site lento.
Evite, por exemplo, a utilização de galerias de imagens com rolamento infinito, pois cada imagem adicionada impactará a velocidade de carregamento. Em relação aos vídeos, a melhor alternativa é sempre a incorporação de sites externos.
Quer inserir um vídeo para complementar o assunto de um post? Poste no YouTube, Facebook, Instagram ou Twitter e incorpore em sua página. Além de deixar o site mais leve, é uma estratégia para divulgar as suas mídias sociais.
Publique conteúdo de qualidade
Não adianta pensar em todas as estratégias de SEO possíveis, deixando o seu site responsivo, leve e rápido, se o seu conteúdo não for bom, ou seja, se não atingir o público-alvo no momento em que ele mais precisa, resolvendo um problema. Isso vale tanto para conteúdo informativo, quanto educativo ou de entretenimento.
Somente assim será possível reter a atenção do visitante, aumentando as chances de executar ações na página. Lembre-se de que o conteúdo tem que ser original, pois, além da penalização de SEO, por conteúdo duplicado, o plágio resulta em sanções legais.
Quais são os principais benefícios da otimização de sites?
Quando falamos de benefícios relacionados à otimização de sites, temos a tendência de pensar no ganho em termos de SEO, ou seja, nas posições nos mecanismos de buscas. Na verdade, isso não é um benefício, nas uma consequência. As vantagens diretas são bem mais amplas. Veja abaixo!
Crescimento de conversões
Se você quer vender algo e utiliza o seu site para atrair clientes, instruir ou direcionar o seu público pelo funil de vendas, a otimização ampliará as conversões. É um processo que se retroalimenta, ou seja, mais acessos e mais retenção colocam a página em evidência, o que atrai cada vez mais visitantes, aumentando a visibilidade de seu produto ou serviço.
Desenvolvimento de relevância e autoridade
Se o seu foco é fidelizar o cliente, tornando-o um comprador recorrente e um defensor de sua marca, a otimização do site é uma forma de gerar credibilidade e afirmar a sua autoridade em sua área. Dessa maneira, sempre que o cliente buscar por algo relativo ao seu segmento, a primeira marcar em que ele pensará vai ser a sua — isso também vale para quando ele fizer uma indicação.
Aumento do retorno sobre o investimento
Manter um site no ar gera custos, sejam com hospedagem, domínio, manutenção, produção terceirizada de conteúdo, entre outros. Para manter essa estrutura no ar, é importante que ele seja autossustentável, ou seja, que ele se pague. Com a otimização e o aumento de receita, o retorno é garantido.
Neste post, entendemos como a otimização de sites é importante para colocar a sua página nos primeiros lugares dos mecanismos de busca. Entretanto, ao contrário do que muita gente pensa, não basta fazer configurações burocráticas: é importante colocar o usuário em primeiro lugar, afinal é para eles que os conteúdos são criados.
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