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Curiosidades

Saiba as diferenças entre plugins e widgets e suas funcionalidades!

Há algumas décadas, para construir um site, a pessoa teria que ter conhecimentos em, no mínimo, três linguagens: HTML, CSS e JavaScript. A evolução dos CMS — sistema de gerenciamento de conteúdo —, como o WordPress, facilitou muito a vida tanto dos desenvolvedores quanto dos autodidatas, que estão em busca de uma ferramenta para criar um site pessoal ou para a sua empresa.

Graças aos plugins e widgets, é possível inserir de forma prática em um site, botões de compartilhamento em redes sociais, formulários para a captação de leads, barras de pesquisas, ferramentas para a análise de métricas de SEO — otimização para mecanismos de buscas —, que ajudam o conteúdo a ganhar posições no ranking do Google.

Neste post, vamos entender melhor o que são plugins, widgets e as suas diferenças. Confira!

O que é um plugin?

Os plugins ajudam a estender as funções do WordPress, elevando o nível de seu site. Pense nos plugins como os aplicativos que você instala em seu smartphone. Seu telefone pode executar muitas tarefas por conta própria, mas, com a instalação de aplicativos adicionais, ele fica ainda mais poderoso. Os plugins fazem isso com o seu site.

Por exemplo, se você deseja vender um e-book em seu site, pode usar um plugin para adicionar as opções de pagamento, sem a necessidade de o cliente ter que ir a um site de terceiros — o que daria mais tempo para ele repensar a compra ou até mesmo desistir. Você também pode usar os plugins para criar uma loja online, configurar mensagens pop-up, para aumentar sua lista de e-mails, e muito mais.

Como instalar os plugins?

Com mais de 50.000 plugins disponíveis no diretório oficial do WordPress, você certamente encontrará um para cada função ou recurso que deseja adicionar ao seu site. Para instalar um novo plugin, vá para a página “Plugins”, “Adicionar novo”, busque pelo plugin desejado e clique no botão “Instalar”.

Se você comprou um plugin de terceiros, primeiro faça o download do plugin e depois o upload do arquivo ZIP para instalá-lo.

Quais são os benefícios ao usar plugins?

Vamos entender melhor como um plugin pode beneficiar o seu site e sua empresa, turbinando a sua página para atrair mais visitantes. Confira!

Insere novas funcionalidades

Durante um bom tempo, os desenvolvedores tiveram que se adaptar aos limites que as ferramentas de criação de sites apresentavam. Hoje, com o WordPress cada vez mais popular, é possível encontrar funcionalidades para o que for necessário em seu site, em vários formatos ou tamanhos.

Se você não achar um plugin do jeito que imagina e com a funcionalidade necessária, certamente encontrará uma empresa ou desenvolvedor especializado para criar essa funcionalidade. Conforme a popularidade do WordPress cresce, aumenta o número de profissionais preparados para oferecer recursos para ele.

Não é necessário saber programar

Quando você contrata um desenvolvedor para criar o seu site, sem a utilização de um CMS, sempre que necessitar fazer alguma atualização ou adicionar uma nova funcionalidade, terá que recorrer novamente a um desenvolvedor especialista nas linguagens utilizadas. Ao utilizar o WordPress, além de poder criar o seu site utilizando um tema pronto, você mesmo poderá adicionar as funcionalidades inserindo os plugins.

Oferece suporte

Acima, falamos sobre a facilidade que uma pessoa, mesmo sem saber programar, tem para criar um site funcional, utilizando um CMS e os plugins. No entanto, vale ressaltar que, quando compramos um plugins de um desenvolvedor de qualidade, eles disponibilizarão um suporte pronto para tirar as nossas principais dúvidas e ajudar a retirar o máximo potencial da ferramenta.

Facilidade de gestão

Além de facilitar a instalação de funcionalidades, os plugins também são de fácil gestão, já que o WordPress tem uma interface intuitiva e autoexplicativa. Você pode instalar, desinstalar, atualizar, ativar e desativar os seus plugins de maneira rápida e com poucos cliques.

O que é um widget?

O widget é um tipo de ferramenta que permite adicionar recursos e segmentos ao seu site, mais especificamente, ao design do tema. Com os widgets, você pode adicionar seções ao seu site ou barra lateral do blog.

Por exemplo, se você deseja mostrar um anúncio na área da barra lateral, pode fazê-lo usando um widget. Você também pode adicionar caixas para a captação dos e-mails dos leads, botões de mídia social, exibir as postagens mais populares do blog e muito mais.

Quando você instala o WordPress, ele vem com um conjunto de widgets pré-instalados. Essa coleção de widgets aumentará assim que você começar a instalar plugins. Alguns plugins vêm com seus próprios widgets que executam funções específicas.

Como utilizar os widgets?

Os widgets desempenham um papel crucial para quem deseja criar uma lista de e-mail, gerar receita com seu site e reduzir a taxa de rejeição. Simplificando, podemos dizer que a barra lateral do seu blog será um espaço vazio sem widgets.

Para usar os Widgets, tudo o que você precisa é fazer login no painel do WordPress e depois escolher a sequência:

  • aparência;
  • widgets.

Nesta página, você terá diferentes opções de barras laterais para o seu site. Para adicionar um widget, arraste o escolhido e solte na barra lateral, para que seja adicionada uma nova funcionalidade ao blog.

Qual é a diferença entre widgets nativos e desenvolvidos por terceiros?

Podemos classificar os widgets de acordo com a sua origem, sendo que o próprio WordPress disponibiliza widgets de maneira nativa. Há também os que são criados por terceiros e que adicionam novas funcionalidades ao site. Veja abaixo as diferenças.

Widgets Nativos do WordPress

Os principais widget nativos oferecidos pelo WordPress, são:

  • áudios — que você pode utilizar para inserir um reprodutor de áudio em seu site;
  • agenda — que permite a criação de calendário de posts de seu site;
  • categorias — que exibe uma lista ou menu suspenso de categorias das postagens presentes em seu site;
  • galeria — que adiciona ao seu site uma galeria de imagens;
  • páginas — que mostra uma lista das páginas de seu site;
  • comentários — que mostra os comentários mais recentes de seu site;
  • posts recentes — que exibe uma lista com os posts mais recentes de seu site;
  • pesquisar — que insere uma barra de busca para seu site;
  • nuvem de tags — que insere uma nuvem com as tags mais usadas;
  • vídeos — que exibe um vídeo de sua biblioteca de mídia, do YouTube, Vimeo ou de outro provedor.

Widgets de Terceiros

Os widgets de terceiros são aqueles que adicionam funcionalidades que vão além das disponibilizadas de forma nativa no WordPress, para dar uma maior capacidade de personalização para um site. Um dos recursos mais populares inseridos nos sites por meio de widgets são os botões de redes sociais. São muito utilizados em blogs para engajar os leitores e ajudam na divulgação de conteúdos.

Quais são os principais benefícios do uso de widgets?

Agora que já sabemos o que são os widgets e como instalá-lo, vamos entender os reais benefícios de ter esses recursos em nosso site WordPress. Acompanhe!

Permite uma interação em tempo real com o público

Uma das maneiras de encurtar a distância entre o desejo do cliente e a conversão é acelerando o contato. O intervalo entre o lead pegar o telefone, digitar um e-mail ou preencher um formulário, pode ser o suficiente para que ele desista da aquisição de um produto ou serviço.

Com um chat em tempo real, na tela em que ele estiver visitando, essa interação e torna instantânea, facilitando a resolução de dúvidas e agilizando o processo de contratação ou compra.

Os widgets de chat ao vivo também agilizam o suporte, permitindo que o cliente resolva um problema ou tire suas dúvidas rapidamente, assim que entrar no site da empresa, sem ter que passar por determinadas burocracias. Esse é um fator que pode ser determinante para a fidelização do consumidor.

Chame a atenção do lead com um CTA

O CTA — Call To Action, ou chamada para a ação — é um convite para que o leitor saiba o que fazer para ir para a próxima etapa de um funil de vendas. É uma maneira de guiá-lo até a conversão. Um CTA pode convidar ao leitor para assinar a newsletter, ler outro post, conhecer os detalhes de um serviço, baixar um ebook e indicar o produto ou serviço diretamente.

Os CTAs podem ser inseridos por meio de banners, botões ou no final de um artigo, por exemplo. O importante é que você monitore para identificar os CTAs que dão resultado e os que não dão, para melhorar os processos. Identifique se os seus leitores reagem mais a botões com determinada cor, ou com determinada frase. Se o banner “A” é mais chamativo do que o banner “B”, identifique as características desse banner “A”.

Insira popups

Houve um tempo que era pecado falar em popups em sites, afinal, eles eram invasivos e pouco intuitivos. A maioria dos navegadores passaram a ter o removedor de popups de forma nativa. Mas a verdade é que, se bem-utilizados, com bom-senso, os popups podem ser uma ótima ferramenta para a captação de leads.

Os widgets permitem a criação de notificações personalizadas, de alertas para campanhas, promoções, indicação de produtos ou eventos, que servem para chamar a atenção dos visitantes em determinados momentos da navegação. Alguns popups, aparecem somente quando o usuário resolve sair da página, outros no carregamento. O momento certo depende muito dos testes e da intenção desse pop-up.

Quais são as principais diferenças entre plugins e widgets?

Embora existam muitas semelhanças entre plugins e widgets, eles são criados para propósitos diferentes. Aqui estão apenas algumas diferenças entre as duas ferramentas.

Os plugins tornam seu site mais poderoso

Os plugins do WordPress são muito mais poderosos que os widgets. Com eles, você pode adicionar recursos para estender a funcionalidade do seu site. Com plugins como o WooCommerce, você pode transformar seu site em um e-commerce profissional, sem a necessidade de conhecer uma linha de código.

Os widgets ajudam a melhorar as interações no site

Os widgets são úteis para aproveitar ao máximo a barra lateral de seu site. Seja para adicionar um anúncio do Google Adsense, um formulário de inscrição por e-mail ou uma lista de postagens populares.

Os plugins podem melhorar o desempenho de seu site

Os plugins contribuem para melhorar o desempenho do site e otimizar a velocidade. Com plugins como o WP Super Cache, você pode otimizar seu site para reduzir o tempo de carregamento. Também pode melhorar o ranqueamento do Google utilizando o Yoast SEO.

Quando devo utilizar um plugin ou widget?

Como podemos ver, os plugins e widgets se tornaram ferramentas indispensáveis ​​para qualquer site. Embora os plugins tenham muito mais funcionalidades, os widgets têm o seu valor. Para definir que você precisa de um deles ou de ambos, deverá fazer uma lista de prioridades sobre o que deseja realizar em seu blog e como quer alcançar esses objetivos.

Se você não deseja nenhuma funcionalidade específica em seu site e se preocupa apenas com a aparência, usar um widget é a melhor opção. Personalize seu site adicionando área de texto, barra de pesquisa etc.

Se o seu objetivo for adicionar funções de alto nível, como melhorar o desempenho de SEO ou criar um backup do site, existem plugins como o pacote de SEO All-in-One e o WP Smush, que facilitarão muito esse trabalho.

O que não pode faltar na arquitetura de um site?

Embora a busca por personalização e identidade de marca seja o ponto de partida para a criação de um bom site, alguns elementos básicos são essenciais. Esses elementos podem ser criados do zero — com códigos HTML, CSS, JavaScript, PHP e outras linguagens —, ou com a ajuda dos plugins e widgets. Esses elementos são:

  • botões de redes sociais — facilitam o compartilhamento de seu conteúdo, possibilitando o aumento de tráfego para o seu site, além da busca orgânica;
  • campo de busca — facilita a navegação pelo seu site, pois o usuário, em vez de ficar procurando por elementos soltos, pode apenas digitar o que procura;
  • menus organizados — além do campo de busca, outra forma de facilitar a vida do usuário é criando menus organizados e hierarquizados, reduzindo a quantidade de cliques para achar o que procura;
  • hiperlinks — insira hiperlinks na barra lateral, com a ajuda widgets e categorize-os, seja por post mais lidos, mais comentados, mais recentes, produtos mais vendidos, mais bem-avaliados etc.

Porque devemos nos preocupar com o desempenho?

Um site nada mais é do que um grande código criado a partir de linguagens de marcação, de estilo e de programação. Quanto mais robusto for o site, maior será esse código e mais pesado ele tende a ficar.

Por isso é importante analisar com frequência o desempenho de seu site, após a inserção de plugins ou widgets, para que o seu site, mesmo bonito e com bastante funcionalidades, não espante os visitantes pelo baixo desempenho.

Como vimos, neste post, os plugins e widgets podem transformar um site simples em uma página poderosa, capaz de garantir um bom retorno para o usuário — financeiro, ou de audiência e captação de leads. Manter a sua empresa sem o espaço na internet é estar fora do radar. Não há mais desculpas, com os plugins e widgets, ninguém mais precisa ser um mago dos códigos para criar um site.

Gostou do post? Quer saber como desabilitar as atualizações para plugins e widgets? Temos um post que ensina isso. Confira!