Registrar um domínio normalmente é o primeiro passo para garantir a publicação de um site. Mas você sabe o que é um domínio? Também conhecido como endereço eletrônico ou URL, o domínio é o endereço do seu site na internet.
Importante para a construção da identidade e da presença na web, o domínio funciona como uma porta de acesso das pessoas ao seu site ou blog. Por isso, criar um domínio que faça referência à sua empresa, ao seu produto ou ao trabalho que você desenvolve é fundamental.
Além de representar bem o que você quer comunicar, é importante que a URL criada seja curta, amigável e fácil de lembrar.
Anatomia do domínio e outras regras importantes
Ter um domínio próprio é cada vez mais fácil e acessível. O primeiro passo é realizar o registro do domínio. Embora seja um procedimento simples, é importante observar alguns detalhes – que formam a anatomia do endereço eletrônico.
Os domínios podem ter até três partes: o nome, a categoria e o código do país (opcional), apresentados nesta ordem – conforme ilustração abaixo, utilizando a URL da ValueHost:
Para classificar os domínios, algumas regras foram criadas. Confira as principais:
Nome do domínio
O nome do domínio é a identidade de uma empresa na internet. Por isso, antes de decidir, é importante escolher um nome que tenha uma forte ligação com você, seu produto ou sua empresa.
Algumas regras sintáticas também devem ser respeitadas, conforme é possível conferir abaixo:
- Domínios devem ter entre 2 e 26 caracteres, sem incluir a terminação;
- Domínios (nacionais) permitem o uso de caracteres acentuados, mas eles não são recomendados. Afinal, nem todos os servidores de e-mail suportam esta opção;
- Não há diferenciação entre letras maiúsculas ou minúsculas. ValueHost.com.br será reconhecido da mesma fora que valuehost.com.br, por exemplo;
- O nome do domínio não deve ser iniciado nem terminado por hífen.
Categoria do domínio
O final do domínio – .com, .net, .org, por exemplo – é conhecido como domínio de primeiro nível ou TLD (top level domain). Esta parte do domínio determina a categoria a qual ele pertence, indicando se é um endereço eletrônico voltado para a área comercial, educação, governo, entre outras opções.
Existem mais de 250 domínios de primeiro nível, que são divididos entre TDLs genéricos não patrocinados ou domínios internacionais (como exemplo podemos falar do .com, .net, .org, .biz, .info, entre outros) e os TDLs genéricos patrocinados (como .edu, .gov, .mil, .travel, entre outros).
Os não patrocinados normalmente possuem menos restrições para registro do que os patrocinados. No caso da extensão .gov, por exemplo, é necessário comprovar que é um órgão governamental para poder registrar e utilizar o domínio.
No Brasil, além da sigla TDL (top level domain), a sigla DPN (domínio de primeiro nível) é utilizada para identificar a categoria de um domínio. Neste artigo disponível na Wikipédia é possível encontrar os domínios de primeiro nível, além dos códigos utilizados para cada país.
Código do país
Trata-se de uma sigla de duas letras que é inserida no final do domínio. Esta sigla indica o país de origem daquele domínio. O código do país não é obrigatório: quando ele é utilizado, chamamos de domínio nacional (no Brasil, por exemplo, a sigla .br é utilizada). Quando não é utilizado, o domínio é internacional.
No Brasil, todos os domínios com terminação .br são gerenciados pela entidade Registro.br, que divulga a relação completa das categorias de domínio disponíveis no seu site.
Dica: sempre é uma boa opção registrar o domínio escolhido com diversas terminações, como: .com.br, .com, .net, .org. Assim você garante exclusividade sobre o nome escolhido, evita que seus concorrentes registrem nomes parecidos, além de ser facilmente encontrado pelo público.
A ValueHost oferece registro de domínios internacionais à partir de R$ 34,90 ao ano. Acesse nossa página de registro de domínio e comece hoje mesmo o seu projeto na internet!