Com as empresas cada vez mais dependentes da Tecnologia da Informação, cresce a necessidade de estratégias que otimizem os processos e garantam uma maior produtividade ao setor de TI. Isso vale para todos os segmentos, desde o suporte até a equipe de desenvolvimento — que tem que lidar com sistemas cada vez mais complexos. Nesse cenário, a utilização de um bom painel de hospedagem, que permite ao usuário instalar um aplicativo, pode ser a solução.
O painel de gerenciamento de hospedagens mais utilizado no mundo é o cPanel, com ele, o usuário poderá administrar, gerenciar, remover e adicionar funcionalidade em sua hospedagem, além de poder instalar aplicativos que facilitarão a gestão e permitirão a adição de novas funções às aplicações.
Neste post, trazemos 4 informações sobre instalação de aplicativos no cPanel, começando pelos conceitos básicos dessa ferramenta de gestão de hospedagem. Confira!
1. O que é um painel de hospedagem?
O painel de hospedagem é um software que permite a gestão de sites e aplicações web de forma intuitiva, sem que você tenha que mexer no código-fonte. Todos os recursos oferecidos pelo provedor de hospedagem poderão ser administrados nessa ferramenta.
Com o painel de controle de hospedagem, você poderá instalar, remover, alterar e salvar configurações, gerenciar arquivos de todos os tipos e tamanhos, além de verificar quais são os seus limites de banda e configurar e-mails.
Com essa ferramenta, você passa a ter o controle dos recursos em uma interface que facilita o acesso a todas as funcionalidades. Mesmo que você não seja um expert em desenvolvimento, sabendo utilizar o painel de controle e suas aplicações, poderá criar um site de qualidade e assumir o controle de seus negócios.
Entre os principais painéis de hospedagem do mercado, podemos citar o Plesk, o DirectAdmin e o cPanel, que é o mais utilizado e que será nosso exemplo neste post.
2. Quais as principais funções no cPanel?
Já sabemos que o cPanel é o painel de controle de hospedagem mais popular do mundo, mas isso não é por acaso. A ferramenta traz funcionalidades que otimizam os processos de controle e melhoram a produtividade, deixando o ambiente de trabalho muito mais eficiente. Veja abaixo as principais funcionalidades do cPanel.
Protege os diretórios com senha
O controle de acesso é uma das principais ferramentas de segurança, pois impede que pessoas não autorizadas tenham acesso a dados sigilosos. O cPanel permite essa proteção de diretórios, pois o administrador pode acessar o painel de gestão de domínios e configurar uma área protegida por senha, liberando o acesso aos membros autorizados da equipe.
Permite o bloqueio de acessos indesejados
Uma das principais funcionalidades do cPanel é o bloqueio de acesso a partir de faixas de IP, para vários objetivos. É esse recurso que permite a restrição da exibição de conteúdos para determinada região, por exemplo.
Com ele, você poderá impedir que usuários que utilizam VPNs tenham acesso ao seu conteúdo, o que deixa os seus dados de acesso muito mais confiáveis. Além disso, você protege o servidor de ataques DDoS, bloqueando o acesso de IPs utilizados para enviar um grande número de requisições.
Permite a compressão do conteúdo do site
O desempenho é um dos requisitos que fazem um site ser ou não bem acessado, afinal, com a internet cada vez mais rápida e o número de sites que entregam o mesmo conteúdo, ninguém quer ficar meia hora esperando até uma página carregar.
A compressão de conteúdos oferecida pelo cPanel permite a redução do consumo de banda e deixa a aplicação mais leve, reduzindo drasticamente o tempo de carregamento e aumentando a satisfação do visitante ou usuário.
3. Qual é a importância de um instalador de aplicativos?
O cPanel permite a instalação de aplicativos que facilitam o gerenciamento de aplicações web, como os CMS. São essas ferramentas que permitirão que uma pessoa, mesmo sem grandes conhecimentos técnicos, consiga criar e gerenciar um site de forma intuitiva.
Com um bom instalador de aplicativos, o usuário terá acesso a diversas aplicações que elevarão o patamar de seus sites, com a adição de temas profissionais e plugins, que adicionarão funcionalidade que farão toda a diferença para o seu negócio.
A ferramenta de instalação de apps entrega muito mais autonomia para o usuário, que deixa de depender de técnicos para instalar as ferramentas necessárias para a gestão de hospedagem, eliminando processos burocráticos.
4. Quais os principais passos para instalar aplicativos no cPanel?
Existem vários instaladores de aplicativos para cPanel no mercado, dos quais podemos destacar o Installatron, Fantastico F3 e o Softaculous — que usaremos como exemplo neste tópico. O Softaculous é uma ferramenta integrada ao cPanel que permite a agilização da instalação de aplicativos de forma automatizada. Veja como a instalação deve ser feita.
Acesse o Softaculous
- no cPanel, clique em Software;
- em seguida, clique em Softaculous Apps Installer
- depois, acesse a lista de aplicações.
O Softaculous oferece várias opções de aplicações disponíveis para instalação e gerenciamento. Com a demonstração de scripts, o usuário pode experimentar uma demonstração da aplicação, antes da instalação. Para ter acesso a essa funcionalidade, clique no botão Demo de Scripts no menu superior.
Instale a aplicação desejada
Para fazer a instalação, vá até a barra lateral esquerda e escolha a aplicação que deseja instalar e siga o passo a passo a seguir:
- clique no botão Install Now;
- preencha as informações necessárias;
- clique em Instalar.
Entenda como desinstalar as aplicações
Se você quiser desinstalar uma aplicação, clique no botão Installations e no ícone de “x” da aplicação que quer remover. Na página seguinte, selecione todos os itens que deseja remover:
- a pasta raiz;
- o banco de dados;
- usuário do banco de dados.
Depois, é só clicar no botão remover instalação no final da página e uma mensagem de confirmação será exibida.
Como vimos este post, o cPanel é uma ferramenta bastante versátil, que permite ao usuário instalar aplicativo para ampliar as funcionalidades dessa ferramenta. Cabe a você definir os seus objetivos ao criar o seu site e sua aplicação web e, a partir disso, definir quais são as aplicações que otimizarão o seu desempenho, melhorarão a funcionalidade de seu app e a experiência dos seus clientes e visitantes.
Gostou do post? Então comece a nos seguir nas redes sociais e receba em primeira mão as nossas novidades. Estamos no Twitter e no Facebook.