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Google Marketing Digital

O que é Google AdWords e quais as vantagens de utilizar

Se você já fez uma pesquisa sobre formas de divulgar seu site na internet é bem provável que já tenha ouvido falar do Google AdWords – ferramenta de links patrocinados do Google.

O serviço de publicidade online disponibiliza um espaço valioso para quem quer divulgar produtos e serviços para os internautas nas páginas de busca do Google, sites parceiros ou com conteúdo relevante para seu negócio. 

Mesmo que você não tenha intimidade com o termo, ou com o conceito de links patrocinados, com certeza já visualizou “anúncios patrocinados” ao fazer uma busca no Google. Você sabe: aqueles resultados que se diferenciam dos links orgânicos, normalmente situados na lateral direita ou na parte superior da página. Para conhecer melhor o Google AdWords, continue lendo este post.

O que é Google Adwords?

O Google AdWords é a ferramenta que permite o gerenciamento de uma campanha de links patrocinados no Google.

Os resultados das campanhas de Pesquisa (Search), por exemplo, aparecem na barra lateral direita, ou na parte superior da página. Sempre identificados (Anúncios), os resultados não se misturam com os resultados orgânicos disponibilizados pelo Google para a mesma busca.

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Neste tipo de publicidade você escolhe exatamente onde e quando seus anúncios serão apresentados. Desta foram, apenas as pessoas que realmente estão à procura de algo que sua empresa disponibiliza vão visualizar o seu anúncio: e você só vai pagar por isso quando as pessoas clicarem no seu anúncio.

Para utilizar o AdWords é necessário criar uma conta. Nela você define as configurações de sua campanha ou campanhas, as palavras-chave que vai utilizar para cada uma, além de definir o valor que quer gastar.

De forma simplificada, o passo a passo para que você comece a anunciar seu negócio no Google AdWords:

  1. Crie uma conta no Google AdWords.
  2. Na ferramenta, defina os clientes potenciais que você gostaria que vissem os seus anúncios. Você pode selecionar idioma e localização – o tipo de segmentação por local (país, região, cidades) depende do perfil e do alcance do seu negócio.
  3. Produza o anúncio que apresenta seu negócio. A estrutura é a seguinte: título seguido de duas linhas descritivas, finalizando com o endereço do seu site.
  4. Selecione os termos ou palavras-chave que vão ativar a apresentação do seu anúncio, quando inseridos no campo de pesquisa do Google. Escolha aquelas que as pessoas utilizam quando procuram algo relacionado ao seu tipo de serviço ou produto.
  5. Defina o valor máximo que está disposto a pagar por um clique no seu anúncio, e o valor que você pretende gastar por dia.

Todas as etapas são importantes, mas a escolha das palavras-chave é um momento que exige atenção redobrada. Afinal, quanto mais precisas forem as palavras, maior a chance do seu anúncio impactar realmente as pessoas que estão procurando o produto e/ou serviço que sua empresa oferece.

Aliás, relevância aqui é essencial: quanto mais segmentado o seu anúncio e sua lista de palavras-chave, menos recursos você terá que investir para garantir a apresentação do seu anúncio.

Lembrando: além da campanha de Pesquisa (que apresentam os resultados na página do Google), existem outros tipos de campanha que você pode gerenciar com o Google AdWords, como campanhas de Conteúdo e de Remarketing, por exemplo.

Mas se você é novo na plataforma do Google, o ideal é começar com uma campanha de Pesquisa, e aos poucos migrar para outros formatos – que são um pouco mais complexos.