Completa, robusta e poderosa: assim é a plataforma Magento, uma solução amplamente utilizada para a criação de lojas virtuais. Os benefícios de adotá-la são vários, sobretudo para quem deseja ter um site 100% customizado e totalmente escalável para as possíveis demandas do negócio. Outro aspecto que a torna relevante e muito apreciada são os chamados plugins para Magento.
Aliás, foi pensando exatamente nisso que elaboramos este artigo, para apresentar quais deles estão entre os mais indicados. Vale dizer, antes de mais nada, que a plataforma Magento foi adquirida em 2011 pelo grupo eBay, uma das maiores organizações da internet.
Também é válido falar que, quando o assunto se refere às tecnologias para comércio eletrônico, esta é uma das principais, com uma forte e consolidada presença no mercado.
Dito isso, vamos ao que de fato pretendemos com este conteúdo. A seguir, mostraremos 7 plugins para Magento que vão potencializar o seu e-commerce. Não perca essa leitura em hipótese alguma!
1. Banner Slide
Um site de vendas online deve ser prático e funcional, permitindo que os usuários encontrem o que desejam e possam efetuar suas compras sem nenhum obstáculo. Para isso, uma boa experiência de navegação é fundamental.
O Banner Slide é um plugin que colabora nesse sentido por possibilitar a criação de um banner rotativo na página inicial do e-commerce, algo importante para exibir novos produtos, ofertas e promoções especiais, por exemplo.
Assim, os consumidores são impactados positivamente logo no início de sua navegação na loja, aumentando as chances de venda e o sucesso do negócio.
2. One Step Checkout
Outro plugin para Magento que favorece a experiência do usuário é o One Step Checkout, que, além de facilitar as etapas de conclusão de uma compra, faz com que elas sejam reunidas em uma única página.
Ao utilizá-lo, o lojista proporciona ao cliente rapidez e simplicidade para finalizar o pedido. Os campos do formulário podem ser editados, eliminando os dados não necessários e oferecendo o recurso de preenchimento automático do Google.
O ponto a destacar, aqui, é que a facilidade e a agilidade na conclusão do pedido são aspectos essenciais para a redução das taxas de abandono de carrinho. A consequência dessa conquista não poderia ser outra a não ser o aumento das vendas.
3. Zopim Live Chat
Não há o que discutir quanto ao importante auxílio do chat online para os clientes de um e-commerce. Seja para tirar alguma dúvida ou resolver um problema relacionado a uma compra, esse recurso é indispensável.
É por esse motivo que o Zopim Live Chat também está entre os plugins para Magento que vão potencializar o seu site, pois ele permite que você interaja com os visitantes e/ou compradores por meio de uma simples janelinha de conversação.
O suporte ao cliente tem muito a ganhar, já que, além das conversas em tempo real, é possível enviar mensagens offline. Não o bastante, o Zopim Live Chat ainda disponibiliza as estatísticas dos usuários que por ele passaram: isso ajuda a descobrir quais são as dúvidas e problemas mais comuns, por exemplo.
4. All-in-One Facebook Integration
Vital para quem quer aumentar o alcance social da loja virtual, melhorando as vendas, expandindo o reconhecimento da marca e otimizando o relacionamento com os clientes: é assim que pode ser descrito o All-in-One Facebook Integration.
Entre as funcionalidades associadas a ele, estão o stream das atividades, a fanpage box e as ações de curtir e compartilhar conteúdos com os amigos. O compartilhamento é um dos maiores benefícios: imagine a quantidade de pessoas que podem visualizar uma promoção especial se 100 visitantes a compartilharem em seu Facebook.
5. Magento Easy Lightbox e VS Feature Zoom
Pensando em aprimorar a qualidade e a forma pela qual as imagens são exibidas no seu e-commerce, aqui vai a nossa dica “dois em um”. Com o Magento Easy Lightbox, as fotos dos produtos poderão ser ampliadas pelo usuário de modo prático e elegante.
O VS Feature Zoom, por sua vez, possibilita ampliá-las no formato de lente, dando aos consumidores um olhar detalhado e mais específico. No comércio eletrônico, as imagens têm uma enorme relevância no processo de decisão, por isso a importância de oferecê-las com uma boa visualização.
6. Magento Daily Deals
Uma estratégia que não costuma deixar de funcionar quando o objetivo é aumentar as vendas são as ofertas. Na posição de cliente, poucas coisas são tão atrativas do que ver um produto desejado com um desconto interessante.
Agora pense nessa oferta com uma condição de tempo limitado. Sem a menor sombra de dúvidas, a atratividade seria muito maior. Por quê? Pelo fato de que, no mundo do marketing e das vendas, o senso de urgência é um poderoso gatilho mental.
Sua eficiência se resume ao pensamento que o consumidor tem de não poder perder a oferta. Algumas pessoas chegam até mesmo a antecipar o arrependimento que virá, caso não a aproveite.
O Magento Daily Deals é um plugin que foi criado com base nesse princípio do gatilho mental de urgência. Na prática, ele dispõe um cronômetro interativo que mostra para os compradores quanto tempo ainda há para a oferta.
7. Correios
Goste ou não, o sistema de entrega dos Correios ainda é o mais completo em termos de alcance regional, pois praticamente não existem restrições de entrega no Brasil. É por essa razão que o plugin Correios deve ser adicionado ao seu e-commerce.
Entenda que é por meio dele que os consumidores conseguirão calcular o frete e o prazo de entrega para os produtos desejados. Essas informações estarão acessíveis na página dos itens em questão.
Enfim, esses são os plugins para Magento que vão potencializar a sua loja virtual. O processo de instalação é o mesmo para todos, sendo bastante simples. A configuração vai depender das características de cada um.
Para encontrá-los, basta visitar o marketplace do Magento e procurar pelas extensões acima descritas. Além dessas, você encontrará milhares de outras, de todos os tipos e para os mais diversos fins.
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