Utilizada por empresas como Burger King, Canon e Saraiva e movimentando mais de 155 bilhões de dólares em volume de mercadorias brutas todos os anos, a plataforma Magento é, sem a menor sombra de dúvida, uma das mais completas e robustas do mercado.
Criada em 2007 pela Varien – uma desenvolvedora de softwares da Califórnia – seu sucesso foi tanto que, em meados de 2011, a solução foi adquirida por uma das maiores companhias da internet, o grupo Ebay.
Por isso, neste artigo, vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre essa ferramenta. Você verá o que é a plataforma Magento, quais são as suas funcionalidades e por que ela deve ser usada. Continue a leitura e confira!
O que é a plataforma Magento?
Começaremos então pelo começo. Brincadeiras à parte, a plataforma Magento nada mais é do que uma aplicação Web que permite a programação e a execução de todas as funções que se relacionam ao gerenciamento de uma loja virtual. Tecnicamente falando, a Magento é um software para e-commerces. Conforme uma avaliação da revista americana Inc., seu lugar está garantido entre as principais e melhores ferramentas da categoria.
Retornando um pouco à sua história, sobretudo ao ano em que a plataforma foi oficialmente lançada, em 2008, o ponto que a diferenciava das demais era os seus níveis de customização. A versão de lançamento foi batizada de Magento Community. Desde então, diversas reformulações aconteceram. Em 2015, os desenvolvedores (mais de 350 mil profissionais em todo o mundo) foram agraciados com o tão esperado Magento 2.0.
No entanto, embora seja essa a sua mais recente versão, a 1.9 (anterior) ainda é tida por muitos (para não dizer todos) como a mais completa e estável, razão pela qual é também a mais popular.
Quais são as suas características estruturais?
No que diz respeito às características estruturais da plataforma Magento, a primeira observação a se fazer é que esse software tem código aberto (Open Source), possibilitando, assim, um altíssimo nível de personalização.
A segunda é sua linguagem de programação, o PHP, amplamente utilizada em todos os cantos do planeta por programadores e outras ferramentas. Para se ter uma ideia da sua popularidade, o WordPress (CMS mais usado no mundo) também foi desenvolvido em PHP.
A terceira é o seu sistema de gerenciamento de banco de dados, o MySQL, que assim como o PHP, é uma das tecnologias mais populares da internet. Porém, o fator que a torna reconhecida é a sua arquitetura modular, composta por diversos módulos independentes, mas que em em conjunto dão a “cara do negócio”. Em termos técnicos, esse quesito é o seu principal diferencial.
Em resumo, são esses módulos que permitem adicionar funções à loja e torná-la mais atrativa para os consumidores. Nesse contexto, estão inclusos os temas/templates e os plugins/extensões. Enquanto os temas são os responsáveis pelo aspecto visual, os plugins incorporam novos recursos. No Magento Marketplace, você encontrará tudo o que precisa para “desenhar” o seu site de vendas online. O Theme Forest é outra opção.
Quais são as suas funcionalidades?
Chegamos agora em uma parte muito importante, as funcionalidades da plataforma Magento. E acredite, são muitas! A seguir, mostraremos as mais utilizadas, que incluem:
Marketing e conversão
- cupons de desconto;
- preços promocionais;
- itens relacionados;
- kits de produtos;
- opção de frete gratuito;
- banners;
- landing pages por categoria;
- mercadorias vistas recentemente;
- envie este produto para um amigo;
- criação de lista de desejos.
Gestão do e-commerce
- customização do design;
- administração e controle de permissões de usuários;
- criação e gestão de múltiplas lojas;
- suporte para diversos idiomas;
- gerenciamento de conteúdo.
SEO (Search Engine Optimization)
- geração automática de sitemaps;
- meta descriptions para categorias, páginas e produtos;
- URLs amigáveis;
- ambiente 100% de acordo com as práticas de SEO.
Nagevação
- buscas por sugestão;
- breadcumbs;
- criação de landing pages;
- exibição de produtos por lista ou grid;
- comparação de produtos.
Catálogo de produtos
- produtos simples, configuráveis e agrupados;
- venda e/ou downloads de produtos virtuais;
- controle de estoque;
- inserção da marca (marca d’água);
- gestão do inventário;
- alertas RSS;
- redimensionamento de imagens;
- zoom nas imagens;
- disponibilidade de produtos.
Pedidos
- imprimir pedidos;
- status de compra;
- criação e edição das solicitações;
- notificações de e-mail (e-mail transacional).
Checkout e pagamentos
- comprar como convidado ou usuário já registrado;
- opção de criar conta no início do processo de checkout;
- envio para múltiplos endereços;
- inúmeras formas de pagamento (cartões de crédito, transferência e boleto bancário, PayPal, PagSeguro etc);
- certificado de segurança SSL.
Analytics
- integração ao Google Analytics;
- relatórios de negócio (pedidos, vendas, carrinhos abandonados, chargeback etc);
- produtos mais vistos e vendidos;
- termos de pequisa mais populares.
Serviço ao cliente
- formulários de contato;
- criação e edição de pedidos conforme a orientação dos consumidores;
- tracking de pedidos;
- histórico de pedidos;
- assinatura de newsletter;
- lista de desejo com comentários;
- alteração de dados (e-mail, senha, cartões etc);
- definição de cobrança padrão.
Lembrando de que a “liberação” dessas funcionalidades dependerá dos módulos instalados na plataforma.
Por que utilizá-la?
Diante de tudo o que foi visto até aqui, fica fácil de entender por que a plataforma Magento é tão apreciada pelo comércio eletrônico. Mas se você pensou que já acabou, está muito enganado! Ainda tem mais: além de todos os recursos disponíveis, ela ainda é uma alternativa inteligente para melhorar as vendas por meio da experiência do usuário.
Nesse caso, estamos nos referindo ao fato de que, ao utilizá-la em seu e-commerce, é possível focar em questões como UI (User Interface) e UX (User Experience). Em suma, pode-se considerá-las como abordagens que visam proporcionar um ambiente leve, bonito e agradável de se navegar.
Lojas virtuais desorganizadas e com uma aparência de amadorismo dificilmente se tornarão um case de sucesso. Muitas vezes, o problema se inicia justamente no seu sistema. Por isso, nada mais justo do que optar pela líder de mercado na sua categoria, a plataforma Magento. Obs: certifique-se de que a sua hospedagem de sites possa lhe garantir o bom desempenho da solução.
Então, é isso! Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre a plataforma Magento. Se sim, o compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer essa magnífica ferramenta!