fbpx
Desenvolvimento Dicas

Usabilidade: 7 páginas importantes que o seu site deve ter

Você sabia que aplicar os conceitos de usabilidade pode ser crucial para o bom funcionamento de um site? Pois é, a facilidade com que as pessoas podem ‘manusear’ o seu site ou blog para realizar uma tarefa específica é muito importante.

Seu layout deve ser simples e com uma interface intuitiva, que apresente facilidade aos usuários.  Para isso, algumas páginas – que são importantes conectoras de conteúdo – são fundamentais, confira algumas delas:

Início

Parece óbvio, mas a ‘home’ deve seguir o usuário por todo percurso, pois a qualquer momento ele pode querer retornar para o início, depois de ter navegado ou feito uma pesquisa pelo seu site. Pense sempre em facilitar, afinal, dá muito mais trabalho ir até a barra de navegação e digitar o nome do seu site novamente.

Sobre

Esse é o momento de inspirar confiança. Se você quer que os visitantes se sintam seguros, conheçam mais sobre sua empresa, negócio ou história, invista em um texto leve e interessante para essa página, nunca deixe em construção. Muitas pessoas costumam acessar essa página quando entram em um site pela primeira vez.

Quem faz ou Nossos Clientes

Cuidado para não se confundir: é importante separar a história, dados e informações da equipe que produz conteúdo. Nesta seção, procure dar créditos a toda sua equipe e, se possível, coloque fotografias com uma mini biografia, mas nada muito extenso.

Se sua empresa é maior e você não tem como colocar a lista de colaboradores, é interessante pensar em divulgar depoimentos feitos e autorizados pelos clientes, com a opinião deles sobre o seu produto ou serviço, isso gera credibilidade e aproxima você do seu público.

Contato

Criar um formulário de contato é fundamental, mesmo que seu e-mail esteja visível em outra parte do site. Isso facilita a comunicação e deixa tudo mais prático, incentivando o visitante a deixar uma mensagem na hora, caso sinta necessidade.

Fazer com que ele tenha que sair do seu site para abrir um e-mail, além de trabalhoso, pode gerar desistências.

Categorias ou Mapa do Site

Procure dividir todo novo conteúdo em poucas categorias, que sejam fixas e fáceis de localizar. Assim, se o usuário for até o campo de busca para encontrar um produto ou serviço,ele terá uma lista de possibilidades que estarão aninhadas em uma tag específica. Deixe as tags mais buscadas visíveis, unidas e de maneira harmoniosa no seu layout, levando-as até os usuários.

Outra opção interessante, e que pode se adequar mais ao seu negócio, é disponibilizar um Mapa do Site com todas as páginas e os links que seu site possui, facilitando a navegação do usuário.

Dúvidas Frequentes

Com certeza seus visitantes têm dúvidas em comum. Por isso, junte as principais questões em uma página, normalmente conhecida como FAQ (frequently asked questions) e responda de maneira clara e concisa. Assim você evita o desgaste de ter que ficar repetindo as mesmas respostas separadamente, através de um formulário de contato, redes sociais ou e-mail.

Landing Page

Se você estiver vendendo algum produto ou serviço, organizando algum evento ou promoção, é interessante deixar um botão ou banner para a Landing Page em lugar bem acessível (de preferência próximo ao topo) e com diferenciação dos demais links do seu site (pode ser cor, fonte, fundo). Assim, o usuário logo identifica que está sendo chamado, e se sente convidado a clicar nesse botão.

Para facilitar a vida do visitante, se for possível, é interessante deixar todos os links mencionados aqui, fixados. Isto é: faça com que eles apareçam em todas as páginas do seu site, não importa onde o cliente entre (use menus verticais, horizontais e aproveite bem o espaço de rodapé).

Vale lembrar que você pode configurar para que abram em uma nova guia, isso pode dar uma sensação de arejada e ainda evita que o visitante “escape” ou se perca em seu site. Ah, e conta para gente o que você achou das dicas!