Criar um site para sua empresa é uma necessidade: seja uma empresa com local físico ou algo menor, que você está tocando diretamente da sua casa, um site tem diversos usos, um deles é o de demarcar, na web, o local do seu negócio. Para pequenas e médias empresas, ter um website é a estratégia de marketing mais efetiva, de acordo com pesquisa da eMarketer e, de acordo com a mesma pesquisa, de todos os canais de marketing nos quais as empresas pretendem investir em 2015, o site é a que tende a receber maior investimento das empresas.
De acordo com uma outra pesquisa, do Hubshout, em 2015, pequenas e médias empresas estão buscando profissionais de desenvolvimento Web – 64% dos profissionais de marketing dessas empresas citaram como um dos serviços mais em demanda, juntamente com serviços de SEO. Como é possível perceber, websites ainda estão em alta e são necessários para todos os tipos de negócio, mas existem algumas dúvidas e perguntas que devem ser respondidas para criar um website que possa auxiliar no crescimento da sua empresa. A primeira é uma dúvida que vem surgindo recentemente: é melhor investir em um site ou aproveitar uma página do Facebook?
Site ou Página no Facebook?
O Facebook atingiu a marca de 1,5 bilhão de usuários no mundo e 89 milhões no Brasil. Segundo dados de fevereiro de 2015, o brasileiro passa em média 775 minutos por mês no Facebook, contra 346 minutos da média mundial. Diante das inúmeras possibilidades oferecidas pela rede, principalmente para empresas, é possível que você já tenha se questionado: não é melhor ter uma página no Facebook ao invés de um site?
A resposta para essa pergunta é bastante simples: sim, você pode ter uma página no Facebook e não, ela não substitui um site. Uma página de redes sociais e um website tem propósitos diferentes e podem ser combinadas (e, inclusive, automatizadas, como você pode ver nesse post) para uma presença digital mais forte, mas uma não substitui a outra. Existem três principais motivos pelos quais não é uma boa ideia substituir um site pela página do Facebook:
- O Facebook é uma empresa própria e pode mudar as regras a qualquer momento: os algoritmos do Facebook podem mudar com frequência, alterando o alcance das suas publicações. Isso não acontece com o seu site, no qual você tem controle sobre o conteúdo e pode trabalhar técnicas de SEO para melhorar o posicionamento.
- A intenção das pessoas é diferente: por padrão, quando alguém procura por algo {link} no Google ou em outros buscadores, é porque existe uma intenção de saber mais sobre esse produto ou serviço. No Facebook, a atenção é dividida entre fotos, publicações de amigos, de outras marcas e outros estímulos.
- Um site é para sempre: as redes sociais podem mudar e perder a importância com o passar do tempo (lembra do Orkut), mas um site continuará existindo independente da plataforma de maior sucesso no momento.
Por isso, vale a pena manter uma página do Facebook como uma estratégia complementar o seu site. Agora, veja como escolher o melhor modelo e forma de construção do seu site.
Que modelo de website é melhor para você?
Assim como em todas as ações de marketing, criar um website exige planejamento e você precisa saber que objetivos quer atingir para saber se está dando resultados. Os objetivos da sua página na web vão estar relacionados ao tipo do seu negócio e o público que você pretende atingir. A criação da sua página vai depender muito desses fatores. Existem alguns modelos nos quais você pode se inspirar para criar seu site:
Sites Informativos
Este é provavelmente o modelo que pode ser mais utilizado para empresas que não pretendem vender diretamente pela sua página. Esse tipo de site geralmente apresenta a empresa e os serviços, oferece informações importantes sobre localização e oferece um canal para comunicação entre usuários e a empresa.
O que não pode faltar neste site?
- Uma homepage bem pensada: a home é o primeiro local onde as pessoas terão contato com o seu site: pense em deixar uma mensagem bastante clara e chamativa.
- Uma página de Contato ou atendimento.
- Páginas sobre os produtos ou serviços oferecidos.
Sites de E-commerce
E-commerces são sites focados em vender produtos: para isso, é importante pensar em questões como sistemas de pagamento, segurança, integração com sistema de pedidos e notas fiscais, entre outros. Um e-commerce deve ter foco nos produtos, oferecer descrições detalhadas e atenção para imagens.
O que não pode faltar neste site?
- Um bom fluxo de compras: as pessoas que entrarem no seu e-commmerce devem conseguir escolher um produto e comprá-lo sem dificuldades;
- Informações claras: sobre frete, prazos, características do produto e tudo o que for possível para deixar a experiência de compra mais clara.
Sites de Portfolio
Sites de Portfolio são indicados para profissionais como fotógrafos, designers, freelancers e todas as pessoas que desejam criar um portfolio de seu trabalho. Sites como esses são muito importantes para quem quer demonstrar e criar uma marca pessoal.
O que não pode falar neste site?
- Bastante destaque para os trabalhos
- Design que crie atmosfera de criatividade
Além destes pontos específicos de cada modelo de site, existem elementos que devem constar em todas as páginas, para conferí-los, acesse este post.
Como criar seu site?
Tendo definido um modelo de site a seguir, o próximo passo é definir como criá-lo. Existem diversas opções de como criar um site: você pode escolher um CMS – sistema de gerenciamento de conteúdo, optar por fazer seu site do zero usam um Criador de Sites Responsivo Grátis ou mesmo contratar uma empresa para criá-lo. Algumas questões para fazer antes de escolher como você vai criar seu site:
Qual é o seu orçamento?
Isso vai ajudar a determinar que caminho seguir: projetos com orçamentos maiores podem contar com mais recursos e pessoas, mas, para orçamentos menores, pode ser interessante optar por uma opção de CMS gratuita, como o WordPress, Joomla ou Drupal.
Qual é o prazo?
Essa pergunta é semelhante à do orçamento: quanto tempo você tem para desenvolver seu site? Qual é a prioridade de ter um site? Isso também pode influenciar a forma como você vai desenvolver um site: com tempo, é possível desenvolver internamente ou contratar uma agência, mas se essa for uma prioridade imediata, talvez seja interessante optar por customizar templates prontos.
Quão complexo você quer que seja o seu site?
Essa também é uma pergunta central para definir os caminhos a seguir: se você quiser criar um site com integrações mais complexas e mais funcionalidades, talvez um CMS não seja a melhor opção, pois existem algumas limitações a esses modelos. Para sites bastante customizados, a melhor opção pode ser contratar uma agência ou desenvolvedor que possa trabalhar junto com você em todas as etapas do projeto.
Independente do estilo e da forma como você decide construir seu site, é importante escolher uma hospedagem que ofereça segurança e que possa acompanhar o crescimento da sua página e da sua empresa.