O chat online já existe há algum tempo e é uma característica de muitos sites de sucesso. No entanto existem muitas empresas ainda para tirar proveito de sua ampla gama de benefícios. Se você não considerou oferecer chat online antes aos seus clientes, esta postagem explicará alguns benefícios e maneiras de melhorar suas operações on-line.
1. Chat online pode aumentar suas vendas
Uma das barreiras à venda on-line é que o cliente em potencial pode ter dúvidas sobre um produto que não é respondido na descrição ou especificação do produto. Quando não conseguem encontrar essas respostas, é improvável que comprem. Seu operador de chat online, no entanto, pode assumir o papel de um assistente de vendas tradicional, respondendo às perguntas do cliente em tempo real e, assim, ajudando-os a confiar na compra enquanto ainda estão interessados em comprar produtos da sua empresa.
Esta maneira de usar o chat online é altamente eficaz. De acordo com a American Marketing Association , o chat online pode aumentar as taxas de conversão em mais de 20%. Ele também diz que os visitantes que usam chat online são três vezes mais propensos a fazer uma compra do que aqueles que não usam.
2. Melhore seu atendimento ao cliente
Quanto mais canais de comunicação você abrir, mais clientes você poderá alcançar e isso poderá ajudá-lo a fornecer um atendimento ao cliente muito melhor. O chat online é um canal de comunicação altamente popular para os clientes, pois é gratuito, fácil, anônimo e não requer tempo de presença ou de voz. Faltam todas as coisas que tornam as ligações telefônicas irritantes como longas esperas e aquelas músicas de fundo monótonas além de ser também é mais rápido e mais conversacional do que o suporte por e-mail, permitindo que você resolva problemas e responda a perguntas enquanto o cliente ainda está visitando seu website.
Em uma pesquisa recente com clientes on-line, o chat online provou ser mais popular do que o suporte por e-mail e por telefone. É por isso que os sites que usam o chat online descobrem que os clientes permanecem leais; é porque eles sabem que o atendimento ao cliente é rápido e fácil de se obter. No entanto, você precisa ter certeza de que o conselho que você dá é de boa qualidade.
3. Descubra e corrija os problemas dos seus clientes
Os textos de todas as suas conversas online podem ser salvos como um histórico do chat. Isso pode ser analisado para ver quais problemas ou problemas seus clientes estão contatando você. Se houver problemas recorrentes, você poderá descobrir facilmente quais são e corrigi-los. Dessa forma, você poderá oferecer um serviço ainda melhor e reduzir o número de clientes que precisam entrar em contato com você.
4. Resolver problemas mais rapidamente
Vincular seu chat online com perguntas frequentes, bases de conhecimento, manuais de produtos e respostas pré-preparadas permite que sua empresa forneça recursos detalhados e instantâneos para seus clientes. Quando eles fazem uma pergunta que requer uma resposta detalhada, você pode enviar-lhes um link que os leva diretamente ao recurso de que precisam sem que você tenha que gastar as idades digitando a resposta. Como resultado, a carga de trabalho é reduzida para os operadores e os problemas dos clientes são resolvidos muito mais rapidamente e com maior satisfação.
5. Chat online lhe dá a vantagem sobre seus concorrentes
Embora o chat online esteja se tornando mais comum, surpreendentemente, ainda existem muitas empresas que não o utilizam em seus sites. Aqueles que fazem, ganham uma vantagem distinta sobre aqueles que não o fazem. Eles atrairão novos clientes, aumentarão as vendas, melhorarão o atendimento ao cliente e aumentarão a satisfação do cliente. E esses novos clientes e vendas provavelmente serão obtidos à custa de concorrentes cujos sites não oferecem funcionalidade de bate-papo ao vivo.
Se seus concorrentes já estiverem usando o chat online e você não estiver, o lançamento de um serviço de chat online poderá remover a desvantagem e colocar seu site de volta em um campo de atuação equilibrado.
6. Use o chat online para ser proativo
Uma das vantagens do chat ao vivo é que sua equipe de atendimento ao cliente pode usá-lo para iniciar o diálogo com seus visitantes: não há necessidade de esperar que eles entrem em contato com você. Quando um visitante chega ao seu site, o aplicativo de chat online informa a página que ele está vendo, onde mais ele esteve em seu site e uma série de outras informações úteis. Isso pode lhe dar uma compreensão informada de suas intenções para que, ao iniciar uma conversa, você possa fazê-lo de maneira útil e significativa.
Ao ser proativo, você dá aos visitantes a confiança de que eles estão sendo atendidos em seu site e, informando que você está pronto e aguardando para responder a qualquer pergunta, é mais provável que eles se envolvam com você, o que aumenta a probabilidade de uma venda.
7. Chat online pode poupar dinheiro
Embora a maioria dos serviços de chat online não seja gratuita, investir neles pode reduzir os custos gerais. Isso ocorre porque a maioria dos clientes e visitantes do site prefere usar um recurso de chat online, em vez de falar diretamente no telefone. Dependendo do serviço de telefone que você usa, a troca de comunicações on-line pode gerar grandes economias, especialmente para aqueles que oferecem 0800 para chamadas gratuitas aos seus clientes.
Ao mesmo tempo, o chat online pode reduzir o número de funcionários necessários para lidar com as consultas dos clientes, pois eles podem cuidar de vários clientes de uma só vez e usar respostas pré-escritas para responder a perguntas freqüentes – algo que você ainda não pode fazer com comunicação falada.
8. Chat online fornece excelentes dados de análise
O aplicativo de chat online registra uma grande quantidade de dados relevantes. Ele permite que você veja volumes de solicitações de tráfego e chat e descubra como sua equipe de atendimento ao cliente lida com as solicitações. Por exemplo, você pode avaliar o desempenho da equipe, monitorar a qualidade do chat e registrar a satisfação do cliente. É possível até mesmo vincular alguns softwares de chat ao Google Analytics para que você possa ver o impacto do seu bate-papo ao vivo sobre o desempenho do seu site.
Usando esses dados, você pode monitorar a eficácia do seu serviço de bate-papo ao vivo e fazer as melhorias necessárias quando necessário.
Conclusão
O chat online é a maneira mais popular que os clientes gostam de se comunicar com as empresas ao visitar um site. É fácil, rápido e não envolve nenhum rosto ou tempo de voz. Do ponto de vista de um negócio, oferece a você a capacidade de oferecer um ótimo atendimento ao cliente, melhorar as vendas, desenvolver a fidelidade do cliente e até mesmo reduzir custos.