fbpx
Desenvolvimento

14 linguagens de programação para ficar de olho

As linguagens de programação são a base para criação de softwares e sistemas utilizados em computadores e dispositivos móveis. Quem atua na área sabe que esse assunto sempre ganha atualizações com o surgimento de novidades e novas linguagens.

Se você é aquele desenvolvedor que gosta de se atualizar e está sempre descobrindo algo novo dentro de sua área, este artigo é para você. Nele, apresentamos 14 linguagens de programação, algumas já conhecidas e outras nem tanto, mas que estão ganhando relevância e, por isso, vale a pena ficar de olho.

Afinal, um bom programador deve estar sempre preparado — nunca se sabe quando alguma delas poderá ser a solução de um projeto, certo? Continue a leitura e confira!

1. JavaScript

Provavelmente essa é uma linguagem de programação que você já conhece, afinal, ela é vista como a mais popular do mundo. Considerada uma excelente ferramenta para quem está começando a programar, ela é utilizada em desenvolvimento de jogos, mobile, sites front-end, servidores e até em soluções IoT.

O que torna o JavaScript uma linguagem interessante é justamente a sua popularidade — isso ajuda a explicar por que ela reúne tantos profissionais e a existência de comunidades que compartilham recursos, frameworks, bibliotecas e ferramentas que facilitam o desenvolvimento e ajudam na solução de eventuais problemas.

Ela pode ser usada no front-end e no back-end e sempre com melhorias regularmente adicionadas. Empresas como Google, Facebook, Netflix, WordPress, LinkedIn, Microsoft e Airbnb utilizam o JavaScript em suas rotinas.

2. Python

Uma das características mais marcantes da linguagem de programação Python é a usabilidade. Para os programadores, independentemente do seu grau de conhecimento, é um código fácil de ler, escrever e manter.

A Python pode ser usada em vários projetos, incluindo aprendizado de máquina, desenvolvimento web, automação e ciência de dados. Embora não seja tão expressiva como o JavaScript (há controvérsias), ela também conta com uma grande comunidade de desenvolvedores, o que amplia as possibilidades em termos de ferramentas e recursos disponíveis.

Uma característica que destaca e diferencia a linguagem Python de outras é o fato de que ela não conta com recursos gráficos como colchetes e chaves para delimitação dos blocos.

O Google também utiliza Python, principalmente em áreas de pesquisa e desenvolvimento web. A NASA e o serviço de armazenamento DropBox são outros exemplos de empresas que fazem uso dessa linguagem em áreas de análise de dados, desenvolvimento de softwares e outras ferramentas internas.

3. Java

O que torna a linguagem Java uma opção que deve ser mencionada nesta lista é o fato de que ela pode ser executada em diferentes tipos de plataforma sem a necessidade de recompilação. Essa portabilidade só é possível graças à Máquina Virtual Java (JVM), uma solução que otimiza o código Java em tempo de execução, garantindo ótimo desempenho em várias aplicações.

Vale destacar que, embora a Java e JavaScript pareçam ser derivadas uma das outras, elas são totalmente distintas. A Java foi concebida para ser uma alternativa que ofereça baixa dependência de implementação. Assim, os programadores escrevem o código uma só vez e ele pode ser executado em qualquer plataforma que a comporte.

4. PHP

A linguagem primária do WordPress é considerada pelos profissionais como uma das primeiras linguagens de programação back-end que o programador precisa aprender. Fácil de compreender e aprender, ela oferece vários frameworks que podem ser utilizados no desenvolvimento de aplicações e sites.

Um dos grandes diferenciais para os profissionais que dominam a linguagem PHP está relacionado às oportunidades no mercado de trabalho. Existe uma demanda expressiva por programadores que trabalham com essa linguagem. Por isso, vale a pena conhecê-la, especialmente para projetos de desenvolvimento de aplicações desktop e escrita de scripts via linhas de comando.

5. C

É considerada uma “linguagem mãe”, tendo dado origem às linguagens C++ e C# (falaremos sobre elas adiante). Em termos objetivos, elas podem ser definidas como uma alternativa que viabiliza a construção de programas a partir da ótica procedural.

Isso quer dizer que ela pode ser usada para escrita de soluções que solicitam dados do usuário. Em termos práticos, ela permite a captura e o armazenamento desses dados, seguido de um procedimento que usa tais dados para gerar uma resposta.

Portanto, a linguagem C é indicada para ações que promovem a transformação dos estados de uma variável de um sistema a partir de ordens dadas ao computador. Em se tratando de linguagem C, vale a pena que você conheça suas variáveis, C++ e C#. A seguir, falamos um pouco mais sobre elas!

6. C++

A C++ é uma extensão da linguagem C, que se destaca pela versatilidade e facilidade de compreensão. Por isso, também se trata de uma linguagem interessante para quem quer aprender a programar. Por meio dela é possível desenvolver aplicações de alta performance, incluindo navegadores web, softwares e até produtos para a área de games.

Ela é uma linguagem multiparadigma, ou seja, suporta programações imperativas, OOP e genéricas. Em se tratando de oportunidades de trabalho, o conhecimento profundo sobre a linguagem é especialmente importante para atuação com arquitetura de programação e desenvolvimento de software em geral.

Porém, é válido destacar que essa é uma das linguagens mais difíceis de serem aprendidas, até para quem tem experiência na área de programação. Em um currículo, o destaque para o domínio da linguagem C++ pode ser um grande diferencial.

7. C#

Indicada tanto para iniciantes quanto para profissionais intermediários, a C# é uma evolução das já mencionadas linguagens C e C++ . Com um design de software estruturado em torno de objetos, ela se destaca em razão de duas características principais: rápido desempenho e estabilidade.

Compatível com Windows e Linux, a C# é uma ótima alternativa para quem trabalha com desenvolvimento de aplicações baseadas em Graphical User Interface (GUI). Somado a isso, também é interessante em ambientes de desenvolvimento de softwares móveis e corporativos, incluindo jogos 2D e 3D no Unity e apps para Android e iOS.

O conhecimento na linguagem também se destaca no mercado de trabalho, já que existe uma demanda superior à oferta de programadores com essa especialidade. As vagas na área incluem oportunidades para atuação como engenheiro de software e desenvolvedor de aplicativos.

8. CSS

A linguagem de programação Cascading Style Sheets, mais conhecida pela sigla CSS, é um modelo estilístico que atua como um documento. Escrito em HTML ou XML, é apresentado visualmente. É considerada uma das principais linguagens da open web e auxilia na estilização e organização de páginas web.

CSS, HTML e JavaScript formam o trio de melhores linguagens de programação para profissionais que desejam aprender e aperfeiçoar seus conhecimentos em desenvolvimento web front-end.

9. Go ou Golang

Desenvolvida pelo Google em 2009, a linguagem open source é conhecida pela simplicidade, dinamismo e escalabilidade. Segundo a própria empresa, ela é “fácil o suficiente para que os programadores se lembrem”.

Entre suas principais características, vale destacar a presença de recursos que lidam com a concorrência, facilitando o desenvolvimento de aplicações que executam múltiplas tarefas simultaneamente. Compilada para código de máquina nativo, ela é rápida e eficiente, tendo capacidade de lidar com grandes projetos e sistemas distribuídos.

10. Groovy

A Groovy é uma linguagem de programação que está toda na JVM (Máquina Virtual Java). Por isso, ela consegue interagir com códigos Java existentes, utilizando bibliotecas Java e aproveitando toda a infraestrutura da plataforma.

Ela oferece uma sintaxe concisa e expressiva, o que se traduz na escrita de códigos mais limpos e legíveis. Somado a isso, ela permite que se altere o tipo das variáveis durante a execução dos programas, bem como a omissão de tipos em certas situações. Assim, o desenvolvimento com Groovy se torna mais flexível e ágil.

A linguagem é amplamente utilizada na escrita de scripts de automação, testes e tarefas administrativas, no desenvolvimento de aplicações web, na criação de plugins e extensões e no processamento de dados.

11. CoffeeScript

A CoffeeScript não é exatamente uma linguagem de programação, mas é interessante mencioná-la na lista em razão das suas características. Ela funciona como um pré-processador que converte o que você escreve em JavaScript.

Essa ferramenta surgiu quando os desenvolvedores que não apreciavam o “;” tiveram que programar em JS. Com essa ferramenta, é possível escrever códigos de forma mais limpa, já que ela os ajusta para o JavaScript.

12. Scala

Para os programadores que gostam de Java, a Scala é uma excelente opção. A ferramenta também roda no JVM e oferece um design mais funcional para o Java. Igualmente, fornece o código que se encaixa com as especificações da classe Java, incluindo a possibilidade de se conectar com outros arquivos JAR.

13. Dart

A Dart é uma linguagem de programação para navegadores web do Google que também pode ser usada para animar DIVs e formar objetos. Ela se destaca como uma opção que deve ser conhecida para os DEVs que estão construindo um app web dinâmico e estão cansados de JavaScript — a linguagem oferece uma sintaxe limpa.

14. Julia

Às vezes, o Python acaba sendo um pouco lento — o que se torna um problema quando se está lidando com um conjunto grande de dados. Para acelerar o processo, muitos escrevem os elementos mais importantes no núcleo em C. No entanto, unir duas linguagens pode complicar o processo de revisão, correção e amplificação de sistemas. Nesse caso, a linguagem Julia pode ajudar.

Sua sintaxe limpa permite que o código seja compilado em segundo plano. Assim, é possível configurar um notebook ou sessão interativa, como com Python, e ter os códigos compilados imediatamente.

Como você pode ver, há diferentes tipos de linguagem de programação utilizados no desenvolvimento de softwares, games e aplicações, cada uma com suas características e peculiaridades. Conhecê-las permite aos profissionais aprimorarem suas habilidades, adaptando-se aos desafios e oportunidades na área de tecnologia.

Gostou de conhecer mais sobre linguagens de programação? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de outras dicas e conteúdos sobre tecnologia!