É comum sermos questionados pelos nossos clientes sobre o que é necessário para deixar o site melhor posicionado em mecanismos de buscas como: Google, BING, Yahoo. Muita gente utiliza técnicas ou mesmo contratam equipes de SEO para otimizar o site e seu conteúdo, outras preferem aprender com os vários tutoriais na internet e tentar fazer esse trabalho de forma particular.
Se você é uma dessas pessoas que está começando esse trabalho, leia algumas dicas preciosas para iniciar sua rotina de otimização do site e conteúdo e alcançar um posicionamento melhor. Lembre-se: esse é um trabalho contínuo e requer muita dedicação, os resultados podem demorar a aparecer, mas vale muito a pena tentar!
1. Registre um domínio
Exato: a escolha do nome para o seu negócio é um passo muito importante. Utilize a estratégia de domínios exatos, escolha o nome de acordo com o seu negócio e facilite que o seu cliente o encontre nos buscadores. Se você tem um escritório de advocacia, escolha um nome que remeta ao trabalho, ex:seunomeadvogados.com.br, nomeadvocacia.com
2. Qual extensão de domínio devo escolher?
Se possível as tradicionais: .com.br, .com, .net, .net.br. Alguns segmentos já possuem extensões próprias, é o caso dos advogados: .adv.br
As extensões tradicionais são as mais procuradas, consequentemente, melhor posicionadas.
3. Onde hospedar meu site?
As regras básicas são: estabilidade e segurança do servidor e atendimento qualificado e rápido. Faça uma busca por provedores, tente ser atendido antes mesmo de contratar o serviço e veja a qualidade no atendimento. Se possível, faça testes antes de contratar.
4. Qual plano de hospedagem de sites devo escolher?
Escolha o plano que ofereça os recursos necessários para hospedar seu site. Verifique o espaço em disco, as linguagens e banco de dados fornecidos, o número de contas de e-mails @seudomínio e atente-se ao atendimento.
5. URL: “Uma URL óbvia é uma ótima URL”
Utilize palavras-chave na URL e otimize para que utilize o mínimo possível de parâmetros. Ex: task.com.br/hospedagem-de-sites
Evite: caracteres especiais (cedilha, acento) e letras maiúsculas.
6. Ganhe links de sites relevantes
Os links que apontam para o seu site interferem positivamente em seu posicionamento. Por isso, invista em conteúdo e faça com que o seu site tenha uma boa presença na web.
7. Otimize seu conteúdo
Faça bons artigos, invista seu tempo em conteúdo de qualidade e mantenha seu público informado. Tire dúvidas, forneça dicas, tutoriais, vídeos e imagens relevantes. Não deixe que seu texto seja cansativo, enriqueça-o com imagens, fotos e vídeos. Divulgue seu conteúdo em redes sociais e blogs, e esteja disposto a interagir com o leitor.
Exemplo:
Para finalizar, é muito importante mensurar resultados. Se a sua empresa possui profissionais que fazem esse trabalho, peça relatórios mensais que mostrem a evolução das campanhas e do que está sendo realizado. Caso contrário, cadastre-se no Google Analytics e faça sua análise mês a mês.