Hoje, estamos trazendo 5 ferramentas que ajudam a determinar os pontos fortes e pontos fracos do seu site.
Por quê um site rápido é importante?
- O usuário tem uma melhor experiência
- Sites mais rápidos geram mais vendas
- Conta pontos positivos em termos de SEO
- Geram mais conversões em anúncios, newsletters, etc
- Tem uma taxa de rejeição menor e mais visualizações de página
Qual o tempo recomendado para o carregamento?
É o que a maioria das pessoas se pergunta. Qualquer coisa abaixo de 3 segundos é considerado bom, os da faixa de 3 a 5 segundos estão na média e qualquer coisa acima disto precisa de melhorias.
Como melhorar o tempo?
- Indo para um servidor mais rápido;
- Trocando a hospedagem com HDs tradicionais por SSD;
- Otimizando imagens;
- Usando cache do navegador;
- Compactando html, CSS e javascript;
- Otimizando o seu código;
- Removendo scripts desnecessários;
- Utilizando uma CDN para servir arquivos de imagem ou vídeos.
5 ferramentas
Google PageSpeed Insights
A ferramenta do Google verifica a performance do seu site, tanto para a plataforma móvel como desktop. As notas vão até 100 para cada uma e você deve almejar por algo acima dos 90.
Pingdom
O bacana do Pindgom é que ele detalha o tempo de carregamento de cada item da sua página. Assim, você pode identificar os componentes problemáticos.
Pingdom Website speed test
WebpageTest
Similar ao Pingdom, mas com a diferença de que você pode escolher o navegador que renderiza o teste. Isto é importante caso seu público tenha preferência por um navegador em especial.
Webpagetest.org
GTmetrix
Funciona como uma meta-ferramenta visto que traz o resultado do Pagespeed e do YSlow em um só lugar. É mais uma ferramenta que oferece informações com recomendações de como corrigi-las. Também oferece a possibilidade de comparar a performance de até 4 sites e baixar o resultado em PDF.
GTmetrix
Yahoo YSlow
Uma ferramenta da rede Yahoo que, ao contrário das demais, não é online. É preciso instalar extensões de navegador ou usar através de outros sites.
Conclusão
É importante otimizar o seu site e fazê-lo carregar dentro do menor tempo possível. Isto não é tarefa simples para os usuários leigos. Porém, não devemos nos afundar em otimizações e deixar de lado o que, no final das contas, leva o usuário ao site: o conteúdo.