Sabemos que a ideia de trabalhar de casa é tentadora, mas que muitos ainda têm medo de se jogar na vida de freelancer e acabar se perdendo nela. Se você tem pensado nessa possibilidade, saiba que existem algumas ferramentas que podem lhe auxiliar durante o trabalho, lhe ajudando a ter mais foco nas tarefas e a controlar seus gastos.
Sim, porque ser um freelancer não é tão simples assim. É tão complicado quanto trabalhar em um emprego habitual, mas para ajudá-lo, listamos 7 aplicativos para você começar no mundo dos freelas com tudo! Confira:
1 – Gmail + Drive + Docs + Agenda…
Com uma conta de e-mail Google é possível agilizar muito sua vida como freelancer. E-mail, Hangout, Drive, Agenda e Docs são algumas das funcionalidades oferecidas. O melhor é que é tudo integrado, você não precisa abrir vários softwares ao mesmo tempo para trabalhar.
Um ponto positivo é o Google Docs, com esse serviço é possível compartilhar documentos, apresentações e planilhas sem mistério algum – e a equipe pode acompanhar as alterações e contribuir em real time.
O Google Agenda também é espetacular! Ele avisa TUDO, TUDO! Sabe aquela reunião que você havia marcado para segunda, às 10h? Você não irá se esquecer! Um e-mail às 9h50 aparecerá em sua caixa de entrada alertando sobre ela. É mágico! 🙂
2 – Trello
Para gerenciar tarefas essa é uma ferramenta muito boa. O Trello é muito fácil de ser utilizado e também tem uma versão para smartphone. Dessa forma, se você estiver viajando, é muito mais fácil acompanhar o andamento de suas tarefas. Por ele é possível estabelecer datas para a entrega dos trabalhos, marcar os membros da equipe, criar check-list, realizar o upload de imagens, comentar e muito mais. Se você utiliza metodologia ágil, também é possível utilizar plugins para contabilizar as horas e a pontuação dos afazeres.
3 – Slack
Se você tiver que lidar com uma equipe grande, o Slack é uma boa opção para contato. É possível centralizar a comunicação pela ferramenta e ele também possui APP para smartphone. Fora que a interface é muito divertida e dá para apagar as mensagens. Sabe aquela resposta que você escreveu correndo e acabou errando algumas palavras? É… Lá dá para alterar! 😉
4 – StayFocusd Chrome Extension
Problemas para focar em suas tarefas? Fique tranquilo porque com o StayFocusd será muito mais fácil evitar as distrações. Ele é uma extensão para o Google Chrome e lhe ajudará a perceber o quanto de tempo você tem desperdiçado com as redes sociais, por exemplo. Ele pega pesado com aqueles malandrinhos, que tentam dar uma escapada básica, sabe? Vale usar!
5 – Hootsuite
Você é social media e está pensando em pegar uns freelas? O Hootsuite é uma plataforma interessante para agendar posts e acompanhar as menções das marcas nas redes. Com ele é possível agendar tweets, postagens no Instagram, LinkedIn e no Facebook, também.
[+] Dicas importantes:
– Realize reuniões semanais com seus freelas para alinhar a pauta. Se você presta serviço para uma empresa que fica em outra cidade, utilize o Skype ou o Hangout, mas não se esqueça das presenciais – olho no olho ainda é melhor;
– Faça do seu trabalho uma prioridade. Identifique o horário em que você é mais produtivo e deixe para realizar as tarefas sempre naquele momento. Será mais fácil alinhar o lazer com seus freelas nesse caso;
– Está monótono trabalhar de casa? Faça algo diferente, que desperte sua criatividade! Que tal passar a tarde em uma cafeteria? O aroma do café, as pessoas e o próprio ambiente é inspirador. Experimente!