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4 segredos para uma criação de conteúdo para sites arrasadora

O fato é que a criação de conteúdo é a nova tendência para manter-se competitivo online. Além de educar o público sobre o seu negócio, essa estratégia é uma verdadeira parceira em contribuir no aumento da visibilidade da marca, bem como melhores conversões.

Mas o que de fato caracteriza um conteúdo de excelência? Será que todo material que é considerado relevante pelo Google também é interessante para os leitores? O que deve ser considerado para que a produção seja realmente eficaz?

Aqui, vamos explicar tudo. Logo abaixo, separamos quatro dicas de como fazer uma produção de conteúdos de arrasar, seguidas de um planejamento estratégico para mergulharmos nessa abordagem, que é um dos segredos do ranqueamento do Google.

Importância da criação de conteúdo relevante para o site

Os tempos mudaram. Se antes, presenciávamos as fortes tendências dos comerciais, principalmente nos anos 80/90 em que a TV ditava as tendências, hoje temos a possibilidade de sermos mais analíticos.

Inclusive, antes mesmo de escolhermos qualquer produto, já podemos recorrer a reviews e feedbacks, ou até mesmo a algum post detalhado sobre o assunto. Por isso, focar na criação de conteúdo se tornou tão vital para os negócios, afinal, estamos lidando com um novo perfil de consumidor: mais informado, conectado e exigente.

Você já ouviu falar daquele termo “marketing de conteúdo“? Pois bem, tudo isso gira em torno dessa estratégia — ela engaja o público-alvo, fortalece sua marca e expande a base de clientes até os limites em que a internet possa alcançar.

Tudo isso é incrível em teoria, porém, para que as táticas realmente funcionem e os resultados apareçam no Google, precisamos estabelecer um planejamento eficiente e saber o que levar em consideração. Então, confira abaixo o que deve ser considerado para se destacar nesses novos tempos.

4 segredos para a produção de conteúdo arrasadora

Veja os principais aspectos que não podem ser deixados de fora nessa etapa para uma criação de conteúdo brilhante.

1. O conteúdo deve ser informativo e educativo sempre

Lembre-se: a criação de conteúdo é uma estratégia para vendas. Então, sempre alinhe as produções de acordo com o seu negócio, como:

  • qual será o benefício?
  • Quais são os seus diferenciais?
  • O que faz a minha produção ser de valor?

Nesse aspecto, alinhe também o que o seu público realmente está buscando. Portanto, antes de escrever, faça um planejamento com base nas palavras-chave relevantes para o seu negócio. Ainda não sabe por onde começar? Não se preocupe, logo adiante apresentaremos um passo a passo!

2. Diversificação de formatos

Ok, a produção escrita é, de fato, uma ótima tática. Mas não pense que ela é a única consideração importante. Para criar um conteúdo de sucesso, inclua formatos variados, como blogs, vídeos, infográficos, podcasts e e-books.

Esse detalhe promove dinamismo e, se cada formato for usado de maneira precisa, trará resultados surpreendentes na missão de alcançar uma audiência mais ampla e de manter o conteúdo interessante, que realmente prenda o leitor.

3. Uso de técnicas de SEO

As técnicas de SEO são a chave para tudo e devem ser levadas muito a sério, afinal, são elas que garantirão que sua produção seja encontrada pelo público certo.

Isso envolve a utilização de palavras-chave relevantes, a elaboração de meta descrições que chame a atenção, a estruturação adequada dos textos e a obtenção de backlinks de qualidade.

4. Conteúdo humanizado sempre

Essa é a dica que deve ser o verdadeiro mandamento para quem quer se destacar nesse novo mundo online. Afinal, a lógica é clara — estamos fazendo conteúdos de pessoas para pessoas.

Sabemos que essa nova era de IAs trouxe uma infinidade de opções, desde a elaboração de imagens e resumos até mesmo prompts simplificados para programação. Mas jamais se esqueça de que, do outro lado, ainda há um ser humano. Se ele perceber que sua produção foi gerada por uma IA como o Chat GPT, com explicações genéricas, não pensará duas vezes antes de fechar a janela.

Seu público busca referências, alguém que esteja realmente disposto a resolver seus problemas, e espera que seu produto ou serviço faça isso. Portanto, não caia na armadilha de fazer vários posts gerados por IA, ok? Esse problema está tão sério que até mesmo o Google está “punindo” sites com esta prática, sendo classificado como spam.

Explicando melhor, no conjunto de Políticas de Spam do Google, há uma seção que aborda especificamente o tema, tratando conteúdos gerados por inteligência artificial nesse enquadramento. Contudo, para que uma produção seja classificada assim, seu principal propósito deve ser manipular o Google.

Veja alguns exemplos em que os conteúdos escritos por IA se enquadram nesse alerta e são penalizados:

  • o texto não faz sentido para o leitor, mas apresenta a palavra-chave de pesquisa;
  • texto traduzido por ferramentas automáticas sem revisão humana;
  • conteúdo gerado por processo automatizado, sem considerar a experiência e qualidade para o usuário;
  • paráfrases ou técnicas de ofuscação;
  • combinação de vários conteúdos sem agregamento de valor.

O que considerar para criar um conteúdo de qualidade

Agora, vamos para a próxima etapa, que deve ser realizada com atenção para garantir que seu conteúdo de qualidade faça a diferença nos negócios.

Planejamento

É no planejamento que se determinam os temas, os objetivos, as palavras-chave, a abordagem linguística e a frequência de publicação.

Esse processo na criação de conteúdo deve ser adaptado às características e necessidades do cliente, sendo realizado de maneira estratégica e embasado em fontes confiáveis para a pesquisa. Para que essa fase seja realmente eficaz, observe:

  • definição de objetivos: faça os principais questionamentos, como “o que você deseja alcançar com o conteúdo?” “Aumentar o tráfego, gerar leads, impulsionar a conscientização sobre a marca, etc.?” A depender das repostas, a produção será direcionada da melhor maneira;
  • elaboração da persona: é o personagem fictício que simulará seu cliente ideal. Quanto mais detalhado for, melhores serão as abordagens;
  • pesquisa de palavras-chave relevantes: sempre conte com ferramentas como Google Keyword Planner, SEMrush, Ahrefs, Moz ou Ubersuggest para encontrar palavras-chave (kws) relacionadas ao seu nicho;
  • análise de competitividade: avalie a dificuldade de ranqueamento de cada uma. Por exemplo, palavras-chave altamente competitivas podem ser mais difíceis de classificar, enquanto as de cauda longa (long-tail) podem apresentar oportunidades menos saturadas;
  • planejamento da estrutura do conteúdo: certifique-se de que o conteúdo está bem organizado e que as palavras-chave estão distribuídas estrategicamente;
  • ajustes e monitoramento: com base nas análises, faça ajustes no conteúdo e na estratégia para melhorar os resultados e atender melhor às necessidades do seu público.

Conteúdos evergreen

Conteúdos evergreen são informações abrangentes e duradouras sobre diversos assuntos, em contraste com o conteúdo factual, que se torna obsoleto com o tempo.

Esse tipo de conteúdo, que pode permanecer relevante nas páginas de busca por períodos prolongados, é bastante valorizado por empresas que investem em Marketing Digital. Ele permite educar o público enquanto fornece informações que mantêm sua utilidade a longo prazo.

Mantenha a constância

Após o planejamento, considere publicar conteúdos regularmente. Isso demonstra seu compromisso em oferecer conteúdo de valor ao seu público. Assim, será possível construir maior confiança e credibilidade, pois as pessoas saberão que podem contar com você para receber informações de primeira mão.

Nosso guia mostrou que a criação de conteúdo pode ser um verdadeiro motor estratégico, trazendo benefícios significativos para os negócios. Afinal, a produção de qualidade é o novo ouro do mundo online e faz toda a diferença na construção de autoridade, no crescimento da marca e no fortalecimento do relacionamento com o público-alvo.

Gostou do tema e já vem aplicando a estratégia de produção de conteúdo? Comente aqui embaixo e compartilhe conosco os seus resultados!