O Natal está chegando, o comércio se aquece e isso também vale para e-commerce. Para obter sucesso e aproveitar ao máximo o período de vendas mais quente do ano, prepare-se com antecedência. Separamos algumas dicas para ajudar você e o seu negócio a prosperarem nesse fim de ano.
Para ter uma ideia sobre a movimentação da economia no país nesse período, seguem alguns dados sobre o comercio online. Em 2014 as vendas pela Web computaram 5,9 bilhões, segundo a e-bit. Mesmo com a crise, espera-se que o ano de 2015 supere o anterior em vendas, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Então, mãos a obra:
Capriche no layout da loja
Adote um visual natalino junto a identidade visual de sua loja virtual. Você pode incluir cores e símbolos da época. Assim, quem estiver interessado em compras para o Natal será atraído para navegar pelas páginas do seu site.
Entregas
Cumpra sempre os prazos prometidos e se possível antecipe suas entregas. Pessoas compram presentes com datas marcadas de entrega. Ultrapassar prazos gera descontentamento e perda do cliente.
Contatos
Para contatar seus consumidores opte por meios de comunicação atuais como: chats, telefones, e-mails, redes sociais. E lembre-se: quando precisar, o cliente deve poder entrar em contato de uma forma rápida, eficiente e, se possível, sem ônus.
Marketing
Programe o envio de e-mails marketing e divulgue as ofertas nas redes sociais. Tudo com antecedência, já pode começar!
Cupons de desconto
Implemente cupons de desconto. Se começar com antecedência, você pode oferecer cupons a cada compra realizada para que o cliente os utilize em dezembro. Já as compras de dezembro podem gerar cupons para janeiro.
Conserte
Solucione erros provenientes de links quebrados, produtos que não existem no estoque e lentidão durante a navegação. Se o cliente encontrar problemas na hora de navegar, provavelmente vai optar pela concorrência.
Seja mobile
Opte por uma plataforma responsiva, que disponibilize o recurso de visualização do site e compras via dispositivos móveis (celulares, tablets, entre outros).
Presente
Ofereça a opção de embalar para presente no checkout da compra. Uma facilidade que fideliza clientes.
Pós-venda
Garanta ao seu cliente um suporte eficiente, principalmente para trocas e devoluções. Uma pós-venda bem feita garante uma boa imagem da loja virtual.
Invista em imagens de qualidade
Já que o cliente não pode tocar ou experimentar o produto, capriche na apresentação online. A imagem é um fator determinante para que o cliente finalize a compra ou não. Poste mais de uma fotografia por produtos e explore diferentes ângulos da peça.
Cuide dos títulos e descrições
Estruture o título do seu produto, utilize palavras que geralmente são buscadas por consumidores que desejam comprar suas peças. Invista tempo e criatividade para elaborar títulos que atraiam clientes com grande potencial de compra. O mesmo vale para a descrição do item; deve ser atraente, mas sem deixar de ser precisa, incluindo modelo, edição, descrição do material utilizado, entre outros detalhes de acordo com a categoria.
Aproveite as dicas para ampliar suas vendas natalinas. Aproveite esta época para fidelizar clientes e virar uma referência no mercado!